A terceira edição da Semana da Governança foi marcada, novamente, pela presença de profissionais renomados e a participação de mais de 2,2 mil pessoas nas transmissões ao vivo. A abertura teve as boas-vindas de Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, que recebeu Andrea Alvares, presidente do Instituto Ethos. Na ocasião, ele reforçou a importância do evento promovido pela Companhia.
“Temos a oportunidade de aprender com pessoas que são referências no mercado e na academia sobre assuntos que estão na essência do nosso negócio. Além de ser fundamental para a busca das nossas recertificações e, quem sabe, mais uma vez, na conquista do Selo Pró-Ética. Vale ressaltar que a iniciativa reforça a intercooperação”, afirmou o anfitrião.
‘Conhecimento gera mudança’
Em sua oportunidade, a primeira palestrante da terceira edição do encontro online parabenizou a Seguradora por incluir as premissas do ESG ao seu plano estratégico e engajar os colaboradores e os representantes convidados do Sistema Unimed nesse processo de transformação. “Ter acesso à informação é o primeiro passo para que tenhamos mudanças”, enfatizou.
‘Dilemas éticos’
O segundo dia da agenda teve a palestrante, professora e pesquisadora Roberta Basílio, do Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC Brasil). Ela chamou a atenção para um tema considerado tabu nas empresas: discriminação e assédio no trabalho. “Todos nós podemos nos deparar com dilemas éticos, independentemente de cargo ou hierarquia, do estagiário à diretoria”, ressaltou.
Combate às fraudes
Docente na Escola de Negócios e Seguros, na Universidade Corporativa ABRAMGE, na Universidade Paulista e na Escola Paulista de Direito (EPD), Angélica Carlini trouxe muitas questões sensíveis relacionadas ao mundo corporativo, mas também focadas no caráter pessoal. “A gente sempre identifica quando alguém não foi ético. Virtude é a atitude de quem cumpre as regras morais”, enfatizou.
Segurança digital
A importância de proteger os dados e de estar em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foram apresentados por André Bottecchia Cilurzo, líder de soluções em data privacy na empresa Protiviti. “Uma situação de vazamento de informações pode impactar em diversos pontos […] Os impactos que, muitas vezes, podem parecer pouco representativos, podem trazer prejuízos substanciais à organização”, disse.
Agilidade x Qualidade
Por fim, Anderson Sales, instrutor autorizado do Project Management Institute (PMI), fechou a Semana da Governança 2023. Ele destacou a importância de uma gestão ágil de forma que proporcione mais qualidade na entrega. “Temos a ideia de que ágil é rápido, mas não estamos falando de velocidade. E, sim, de agilidade no aspecto da adaptação diante dos diferentes cenários que possamos encontrar, das escolhas que fazemos”, declarou.