A terceira edição do Congresso de Líderes, Inovação e Ciência (Clic) reuniu líderes de inovação e tecnologia, dirigentes de Singulares e startups, nos últimos dias 17 e 18, no Centro de Convenções Royal Palm Hall, em Campinas (SP). Organizado pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), o evento teve mais de 20 palestrantes convidados e participação da Seguros Unimed na mesa “O papel dos ecossistemas de inovação para promoção e desenvolvimento da saúde”.
“À convite da Vitall, hub de inovação da Fesp, tive a oportunidade de participar do Clic. Pudemos debater temas relativos à importância da cooperação entre os diversos atores do Sistema Unimed. Representado pelas grandes corporações, startups, instituições de ensino, centros de pesquisa, órgãos de ciência e pesquisa, entre outros”, disse Fábio Nogi, superintendente de Inovação e Odontologia da Seguradora.
O debate moderado por ele teve a participação de três convidados: Emanuela Rainho, vice-presidente da ABSS e CMO da UXMed; Alisson Valério, gerente de Inovação do Unimed Lab; e Maria Carolina Clemente, head de Inovação na The Green Hub. Entre os pontos, falaram da importância da educação, impacto das startups, e ferramentas já disponíveis para atender demandas da saúde, como robótica e inteligência artificial.
“Vale ressaltar que a inovação e a sinergia de sistemas estão em nosso planejamento estratégico integrado, realizado com a contribuição de todos do Sistema Unimed. Ou seja, estamos falando de tecnologia alinhada à estratégia para que possamos ser mais objetivos e mais assertivos ao enfrentar o mercado”, disse Mauricio Cerri, superintendente executivo de Tecnologia e Inovação da Unimed do Brasil.