
Mais de 200 pessoas participaram do VIII Fórum de Saúde e Direito da Unimed Cascavel, realizado no último dia 11, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic). Entre os inscritos estavam profissionais e acadêmicos das áreas médica e jurídica, incluindo advogados da subseção da OAB, da Escola da Magistratura, da Escola Superior de Advocacia Nacional; juízes, assessores e representantes das Unimeds da 4ª região.
“Este fórum representou um encontro importante, com a presença de profissionais de alto gabarito, para debatermos juntos, na presença de uma grande audiência interessada no tema, dois pontos essenciais da prestação de serviços na área da saúde: a qualidade da assistência às pessoas e importância de garantir a segurança econômica das operadoras de saúde”, disse Luiz Sérgio Fettback, diretor-presidente da Singular.

Palestra
O tema deste ano foi “Presente e futuro: Critérios para manter a sustentabilidade das operadoras e a saúde dos beneficiários”. O palestrante convidado foi o juiz federal Clênio Jair Schulze, integrante do Comitê de Saúde do Fórum da Saúde do Conselho Nacional de Justiça e autor do livro “Judicialização da saúde no século 21”. De acordo com ele, é preciso analisar cada caso individualmente.
“Levamos em conta aspectos institucionais, medidas administrativas e medidas judiciais para chegar a um equilíbrio que seja bom para a saúde dos pacientes e para a sustentabilidade das operadoras […] considerando as evidências médicas de cada tratamento, as questões econômicas e as condições das operadoras em oferecer determinado tratamento judicializado. É uma questão de equilíbrio”, disse.

Debate
Após a apresentação, Schulze e o presidente da Unimed Cascavel integraram uma mesa redonda com mais cinco convidados: Sérgio Tinoco, assessor jurídico da Singular; Suane Oliveira, juíza da 2ª Vara Federal de Cascavel; Osvaldo da Silva, diretor da Escola da Magistratura do Paraná em Cascavel; Charles Santos, CEO da Mediar Brasil; e Olavo Fettback Netto, coordenador da Escola Superior da Advocacia de Cascavel.
	    	
		    

















