O cuidado com o paciente foi tema da segunda edição do “Si.Ner.Gia”, promovido pela Safety4Me, com patrocínio da Seguros Unimed, no final de abril. O evento online teve a participação de Rafael Ielpo, superintendente de Rede Assistencial da Seguradora, que apresentou o diferencial do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, que nasceu no final de 2018 para 2019.
“O objetivo não é discutir o valor de uma conta, glosas, ou não pagamento. É melhorar a assistência, garantir que nossos beneficiários estão sendo atendidos com segurança, eficiência e qualidade, em conformidade com padrões nacionais e internacionais reconhecidos. Procuramos entender a qualificação dos prestadores por meio de um mapeamento qualitativo da nossa rede credenciada”, declarou.
Segundo ele, um dos principais pilares do processo adotado pela Companhia são as visitas de qualificação, em parceria com a Faculdade Unimed. Em cada ocasião, é feita a avaliação dos prestadores — clínicas, hospitais, laboratórios, fornecedores, entre outros serviços — e pontuação de oportunidades de melhoria. “Identificamos as possibilidades de capacitação e incentivos não financeiros na totalidade da nossa rede assistencial”, disse.
Teoria, prática e parceria
Durante sua participação, Rafael Ielpo destacou o fluxo em casos de notificação de um evento adverso, dentro das orientações do Comitê de Segurança do Paciente da Seguros Unimed; e o passo a passo de como funciona o programa de bonificação do prestador. No final, destacou o Programa Boas Práticas, realizado em parceria com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), a Faculdade Unimed e a Safety4Me.
Confira a apresentação completa do superintendente de Rede Assistencial da Seguradora do Sistema Unimed, clicando aqui.