Trabalhar com vidas faz com que sobre pouca margem para erros quando se é um profissional da área de saúde. Neste cenário, a pressão para ser perfeito e a martirização quando algo não dá certo é grande, podendo abalar consideravelmente o emocional do profissional. Por isso, entender como aprender com os erros se torna fundamental para superá-los e procurar ser cada vez melhor.
“Enxergar o lado positivo de um erro tira o profissional da culpa e possibilita que ele busque sempre melhorar, otimizar seus processos e aprender com as experiências que deram errado para que não mais se repitam. Assim, o foco sai do negativo da experiência, embora as consequências sempre tenham de ser assumidas, para o lado positivo de aprendizagem, crescimento e superação”, afirma Roberto Debski, médico integrante do Núcleo Viver Bem (Atenção Primária à Saúde e Medicina Preventiva da Unimed Santos) e do ANDE (grupo de apoio para pessoas com Ansiedade, Depressão e Estresse), psicólogo e trainer em Programação Neurolinguística.
Superando a questão
A reflexão sobre o ocorrido é fundamental para processar o que houve. No entanto, o abalo emocional pode atrapalhar este entendimento. “Caso isso aconteça, é importante se acalmar, equilibrar as emoções e partir para a reflexão”, diz José Roberto Marques, Master Coach e Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).
Apenas com a cabeça fria será possível seguir em frente, reconhecendo a responsabilidade e olhando atentamente para descobrir o que houve. Avalie todos os processos, etapa por etapa, desde o começo, para tentar entender a situação. Percorra-as mentalmente, avalie toda a documentação, fatos, evidências, reveja se as orientações foram seguidas e busque detalhes. Muitas vezes, uma pequenez deixou de ser feita ou, quem sabe, o próprio processo tem falhas que não haviam sido detectadas antes.
Como, muitas vezes, um atendimento envolve uma equipe multidisciplinar, é preciso convidar todos à reflexão. O objetivo não é simplesmente apontar culpados – e parecer que você está se isentando ou se justificando –, mas, sim, fazer com que todos cresçam e aprendam. “Um erro pode ser cometido por vários integrantes dessa equipe, em diversos momentos do processo. Para aprender com a experiência e evitar que ocorra novamente, entender cada passo e atuação de cada um é imprescindível”, reitera Debski.
“Para não dar a impressão de que se está apenas culpando o outro, utilize palavras no coletivo como: ‘erramos’, ‘não fizemos certo’, ‘deveríamos ter feito de outra forma’. Afinal, se há uma equipe, todos devem trabalhar juntos e entender os processos como um todo, tendo visão sistêmica do projeto”, demonstra Marques.
O que vem depois
O processo de aprendizado envolve recuperar o psicológico após o ocorrido – e pedir desculpas faz parte desse processo. “Isso faz com que você demonstre consciência. Porém o pedido de desculpa deve vir acompanhado de soluções e não de justificativas sobre o erro. Desculpe-se apresentando novas propostas de trabalho e mostre-se disposto para um novo desafio”, demonstra Marques.
De acordo com Debski, pedir desculpas pode até mesmo evitar consequências judiciais. “Quando há empatia e boa comunicação, é menos provável que aconteçam reclamações e um problema evolua para a esfera judicial”, afirma.
Também pode ajudar no processo de recuperação confortar-se com pessoas de confiança, ou até mesmo em terapia. Ter alguém vendo a situação de fora pode ser fundamental para o entendimento da situação, trazendo nova compreensão.
“Um processo terapêutico é muito importante, pois traz autoconhecimento, já que muitas vezes um erro se deve a problemas emocionais, excesso ou falta de confiança, maus julgamentos, sobrecargas e estresse. A terapia pode proporcionar o crescimento e a resiliência para superar esses problemas e recuperar a confiança”, finaliza Debski.