Organização e disciplina são essenciais para aumentar a eficiência no ambiente de trabalho. Essa é a filosofia dos chamados “kaizen”, métodos japoneses de gestão.
Um dos mais aplicados é a famoso 5s, um checklist de cinco sensos ou passos para que o local de trabalho seja eficiente, limpo e organizado. No setor de saúde, o método pode ser adotado por clínicas particulares e até grandes hospitais e indústrias.
Conheça os passos do 5s e veja como aplicar ao seu consultório.
Senso de Utilização (Seiri)
Identifique e guarde os objetos de acordo com a frequência de uso. Não acumule materiais desnecessários.
Deixe no local de trabalho o que você precisa a toda hora. Aquilo que é utilizado todo dia pode ficar próximo, em armários ou gavetas, por exemplo. Os itens de uso semanal devem ser guardados em espaços mais distantes, como em almoxarifados.
Se algum objeto não é necessário para o trabalho, descarte-o. Fique atento para não jogar fora documentos e informações importantes, destinados a arquivos.
Senso de Organização (Seiton)
Não perca tempo procurando documentos e objetos. O segredo para encontrar com agilidade o que precisa é deixar tudo sempre em ordem, em locais de fácil acesso.
Simplifique sua vida, e organize os materiais de maneira que seja fácil perceber quando algo estiver fora do lugar.
Senso de Limpeza (Seiso)
Mantenha o local de trabalho livre de sujeira. A limpeza deve incluir ações para eliminar o lixo e também prevenir sua acumulação.
Além de poeira e resíduos, é considerada “sujeira” qualquer agressão que torne o ambiente desagradável, como excesso de barulho, iluminação inadequada e pouca ventilação.
Senso de Padronização e Saúde (Seiketsu)
Crie normas e atividades para que o ambiente fique limpo e organizado no dia a dia. É necessário estabelecer a responsabilidade de cada um no processo, indicando mudanças de rotina e comportamento.
Essa etapa também inclui a adoção de hábitos saudáveis por você e por quem trabalha no consultório, promovendo equilíbrio entre corpo e mente.
Senso de Autodisciplina (Shitsuke)
É preciso estimular continuamente bons comportamentos. Para que o ciclo de melhoria continue a acontecer, os envolvidos devem seguir as regras mesmo quando ninguém estiver cobrando ou fiscalizando. Se cada um cumpre os padrões técnicos, morais e éticos definidos, os quatro passos anteriores continuarão a ser executados e aprimorados continuamente.