Memória, concentração, foco e agilidade. Como todas as outras partes do corpo, o cérebro precisa ser estimulado para otimizar seu desempenho. Pensando em facilitar essa tarefa, diversos aplicativos têm sido desenvolvidos para ajudar os usuários a “treinarem” o cérebro.
Fábio Rios Freire, neuropsicólogo do Hospital Samaritano de São Paulo, explica que o cérebro é um órgão em constante transformação e reorganização e, por isso, quanto mais estimulado e desafiado, melhor será capaz de realizar uma atividade. “Com o exercício e treino cognitivo a pessoa se mantém mais funcional, saudável e ativa física e mentalmente.”
Vale lembrar que não é qualquer atividade que irá desenvolver essas capacidades. Segundo Edson Issamu, neurologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, é fundamental que a atividade traga prazer a pessoa e, possivelmente, aprendizado. “Manter o cérebro com ativação adequada é uma das melhores formas de manter o equilíbrio.”
Pensando em unir treinos e diversão, diversos aplicativos foram criados para deixar a mente dos usuários ativas, mesmo quando parece faltar tempo no dia a dia. “A tecnologia nos auxilia na praticidade e comodidade do treino de atividade específicas, já que há a possibilidade de fazê-las em qualquer local, a qualquer hora e sem custo”, explica Freire.
O especialista pondera, entretanto, que nem sempre treinar uma função específica aprimora o desempenho funcional na vida da pessoa. Por isso, o auxílio de profissionais, como médicos, neuropsicólogos e psicólogos, poderá sempre favorecer e direcionar esses ganhos.
Confira as dicas de alguns aplicativos para se divertir e “treinar” o sua memória.
1) Peak
Eleito um dos melhores aplicativos de 2016 pelo Google Play, o Peak reúne mais de 35 jogos que prometem ajudá-lo a melhorar suas habilidades de memória, foco, solução de problemas, agilidade mental e linguagem. As tarefas são baseadas em pesquisas científicas sobre o tema e a ferramenta disponibiliza análises e avaliações de desempenho. É gratuito, mas a versão pro, paga, oferece treinos personalizados e outras funcionalidades.
Disponível para Android e IOS.
2) Lumosity
Com mais de 25 jogos disponíveis, o Lumosity é utilizado por mais de 85 milhões de pessoas. O aplicativo foi criado por um time de cientistas e designers e espera oferecer um programa abrangente de treinamento cerebral, que beneficie as habilidades cognitivas essenciais, como memória e atenção. Oferece listas de treinos baseadas em hábitos e preferências do usuário e análises de desempenho. Parte do conteúdo é gratuito, mas com possibilidade de compras no app.
Disponível para Android e IOS.
3) Little Things Forever
Neste jogo, o usuário deve encontrar pequenos detalhes em grandes cenários. A ideia é estimular habilidades como foco, atenção e agilidade de maneira divertida. São milhares de pequenos objetivos para encontrar, 150 peças de quebra-cabeça para coletar e 11 para solucionar. As listas de objetivos a serem encontrados são geradas de maneira aleatória, o que aumenta a variedade do jogo. É gratuito.
Disponível para Android e IOS.
4) NeuroNation Memoria Trainer
O NeuroNation é uma ferramenta que promete aumentar o seu desempenho mental de modo eficiente, aprimorando a memória, concentração e raciocínio lógico. Com exercícios desenvolvidos em parceria com neurocientistas e baseados em pesquisas científicas, o aplicativo conta com mais de 10 milhões de usuários. Parte do conteúdo é gratuito, mas com possibilidade de compras no app.
Disponível para Android e IOS.
5) Jogos Mentais
Baseado nos conhecimentos da psicologia cognitiva, são mais de 25 jogos que ajudam o usuário a exercitar suas aptidões mentais, como concentração, memória, velocidade, flexibilidade mental e conhecimento. São fornecidos histórico de pontuação e acompanhamento da evolução do usuário. Parte do conteúdo é gratuito, mas com possibilidade de compras no app.
Disponível para Android e IOS.