
Fundada em 22 de março de 1993, a Unimed Sudoeste de Minas celebrou 30 anos de história, focando esforços na ampliação de seus serviços. Além dos investimentos no Hospital Unimed em Passos, a cooperativa também trabalha na ampliação da atuação em Piumhi e região, onde recentemente foram fechados contratos que resultaram no acréscimo de mais de 1 mil novos beneficiários.
“Hoje, com uma carteira Pessoa Jurídica mais extensa, percebemos que temos uma situação muito mais equilibrada financeiramente, além de poder contribuir com o benefício do plano de saúde para o crescimento de diversas empresas e instituições da região”, destacou Cláudio Antônio Félix de Oliveira, diretor-presidente da Singular. “Hoje, somos uma instituição de referência para a saúde na região Sul de Minas”, completou.
Infraestrutura
No início, com 30 médicos cooperados, não se vislumbrava ainda o crescimento que a cooperativa alcançaria. Hoje, são quatro unidades de recursos próprios — o Hospital Unimed, a sede administrativa e os Núcleos de Atenção à Saúde (Nais), em Passos e em Piumhi —, 95 cooperados e cerca de 200 colaboradores, menores aprendizes e estagiários, que cuidam de mais de 9 mil vidas.
“Estamos investindo na reforma e ampliação do hospital, focados em atender esta demanda regional, ao mesmo tempo em que valorizamos o cuidado humanizado e nos dedicamos à capacitação de nossas equipes. Ainda este ano, também pretendemos a reestruturação do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e da lavanderia do hospital”, informou João Luiz de Lima Souza, diretor financeiro.
A Cooperativa está presente em mais 16 cidades, com destaque para Alpinópolis, Itaú de Minas, Capitólio e São Roque de Minas. Em breve, será inaugurado o terceiro andar do Hospital Unimed, com ampliação dos leitos de internação, bem como da UTI Neonatal. O Nais em Piumhi, inclusive, também está passando por crescimento, chegando a 15 especialidades à disposição dos clientes.
Aprendizado
De acordo com Renato Ribeiro do Valle, diretor administrativo, as inovações só são possíveis pelo trabalho construído ao longo dos anos por todos os cooperados que fazem parte da ou que já passaram pela Unimed Sudoeste de Minas. Dessa forma, a diretoria executiva que tomou posse em abril de 2021, reconhece e valoriza os esforços empreendidos no passado.
“O Hospital São José, arrendado em 2008, e cuja estrutura estamos reformando, foi alvo de críticas. Porém, sempre foi o suporte para a Unimed em Passos. Ao longo dos anos, já estávamos fazendo diversos aportes tecnológicos e estruturais, que se intensificaram com a aquisição do hospital, em 2020, quando passou a se chamar Hospital Unimed”,disse. “Outra lição que aprendemos foi a necessidade de diversificarmos nossa carteira”, finalizou.















