
Fundada em junho de 1971, a Unimed Sorocaba contabiliza, atualmente, 2.605 colaboradores e 1.206 médicos cooperados. Esses dados fazem dela a empresa que mais gera oportunidades de trabalho e renda para os profissionais ligados à saúde na região – ou seja, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros. Durante a pandemia, houve um acréscimo de 91 médicos (65 cooperados e 26 contratados) e 231 colaboradores em seu quadro.
Crescimento
E o crescimento segue sólido. Em julho, por exemplo, a Unimed Sorocaba abriu a terceira unidade da sua Farmácia Comercial, localizada no Shopping Cidade. No mesmo mall, ainda neste ano, será inaugurado um Pronto-Atendimento.
Para citar apenas alguns dados quantitativos, hoje, a cooperativa médica sorocabana possui 82 clínicas, 13 centros de diagnósticos e 11 hospitais credenciados, além de realizar, anualmente, mais de um milhão de exames laboratoriais.
Inovações
Uma das diretrizes atuais da Unimed Sorocaba é investir em inovação, o que significa a busca por ferramentas para superar desafios e otimizar processos de forma avançada. Isso, na maioria das vezes, representa uma postura disruptiva, ou seja, não convencional.
O primeiro passo foi dado meses atrás, com a criação do Departamento de Inovação (DI), o estabelecimento de parcerias com startups e a realização da Semana da Inovação, em julho. “A Unimed Sorocaba está se transformando numa empresa altamente inovadora, o que já marca um novo ciclo em sua história”, afirma o presidente do Conselho de Administração, Gustavo Ribeiro Neves.
Os objetivos desta nova etapa serão direcionados a reduzir desperdícios, simplificar processos e resolver problemas assistenciais ou administrativos, sempre com o foco específico em atender melhor, de forma mais ágil e segura todos os seus clientes.
Há diversos projetos em fase de implantação, além daqueles já em operação. Um dos que deverão se tornar mais visíveis ao público envolverá a pós-consulta. Será uma verdadeira jornada digital para os clientes. Um app permitirá que o médico solicite, durante a consulta presencial, os exames por meio digital. “Todos os cooperados terão acesso ao prontuário do paciente, idêntico ao intrahospitalar. Isso eliminará os pedidos feitos em papel. Por sua vez, o paciente poderá agendar e escolher o local onde deseja fazer o exame, o médico da sua preferência e, caso haja a necessidade de autorizar o exame pela auditoria, bastará encaminhá-lo via aplicativo”, revela o doutor Gustavo. No dia do exame, o paciente não precisará mais ser atendido pelas recepcionistas: ele fará um check-in logo que chegar ao local e seguirá diretamente ao setor de Diagnósticos.
Centro de pesquisas
Quase coincidindo com o aniversário de Sorocaba, a instituição médica inaugurará, nos próximos dias, o seu Centro de Pesquisa Clínica. “Ele estará inserido em um contexto ainda maior, que é o Instituto de Ensino e Pesquisa da Unimed Sorocaba (IEPE), cujos detalhes serão comunicados ao público em breve”, explica o Gustavo.
“Alguns dos estudos que desenvolveremos permitirão, por exemplo, o acesso a medicamentos inovadores – os quais, em sua maioria, estarão indisponíveis no mercado farmacológico brasileiro. Assim, pacientes de determinadas doenças, algumas muito desafiadoras e raras, poderão, mesmo não sendo clientes do nosso plano de saúde, participar dessas pesquisas”, completa.
Entre os objetivos do Centro de Pesquisa Clínica da Unimed Sorocaba estão o aumento do padrão de qualidade dos tratamentos e a melhora na qualidade de vida dos pacientes; a possibilidade de receber investimentos financeiros diretos, no caso de pesquisas patrocinadas; reduzir custos para a Cooperativa; gerar empregos altamente qualificados, conhecimento e ambientes favoráveis à inovação e segurança; e aumentar a frequência de atualização e treinamento profissional, assim como a adesão a protocolos clínicos e cultura de medicina baseada em evidências.
















