
A população de Ribeirão Preto e região ganhou mais uma maternidade, mas com um diferencial: ela está inserida dentro de um hospital de alta complexidade, que oferece tecnologia, segurança, equipe médica especializada, além de estrutura de alto padrão e qualidade no atendimento. Acoplada à segunda torre do Hospital Unimed, a unidade é exclusiva ao acolhimento da gestante e do bebê.
Ao todo, a nova torre conta com mais 5 mil metros quadrados, totalizando 24 mil quadrados de área construída. A estrutura ocupa três dos cinco novos pavimentos do Hospital Unimed Ribeirão Preto e começará a atender neste domingo (12). “Somente na maternidade, o investimento aplicado é da ordem de R$ 16 milhões em obras e de R$ 6 milhões em equipamentos”, informou Julio Cesar Paim, diretor geral e CEO da Cooperativa.

Segurança e acolhimento
No terceiro andar está o centro cirúrgico e obstétrico, com cinco salas cirúrgicas e de partos; seis quartos para pré-parto, além de recuperação pós-cirúrgica. Já no quarto, funcionam 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva neonatal. E, no quinto, foi estruturada a ala de internação, com 28 leitos. A expectativa é que sejam realizados de 150 a 180 partos por mês, mas há capacidade para mais.
Segundo a médica Helena Takako Sato, coordenadora da maternidade, o principal desafio é oferecer atendimento individualizado e com segurança. Algo que se tornou possível com a nova estrutura. “Conseguimos. Temos, hoje, seis salas para parto vaginal, com todo o acolhimento necessário, principalmente para mulheres que buscam uma linha natural e individual para o momento do nascimento de seus filhos”, ressaltou.
Referência e agilidade
A maternidade foi projetada para atender todas as necessidades nas áreas de Obstetrícia, Ginecologia e UTI neonatal. Para isso, oferece um centro cirúrgico com equipamentos de última geração e está localizado no mesmo andar das salas de parto. O objetivo é proporcionar mais agilidade em casos de intercorrência.
“Estamos preparados para atender qualquer tipo de complexidade, principalmente no momento do parto, com acolhimento e recursos adequados. A proximidade das salas possibilita que o atendimento seja mais ágil”, explicou o ginecologista Antonio Luiz Chaguri, coordenador do centro cirúrgico da maternidade e do Hospital Unimed.
A nova unidade oferece, ainda, assistência especializada para recém-nascidos que necessitam de cuidados especiais, como procedimentos cirúrgicos avançados. “Entregamos uma unidade exclusiva de saúde feminina e infantil, com estrutura de alto padrão”, destacou Gustavo Ribeiro de Oliveira, presidente da Unimed Ribeirão Preto.
Time de especialistas
Um dos principais objetivos da maternidade é acolher também a família, oferecendo bem-estar, estrutura e profissionais comprometidos em propiciar excelência em serviços de saúde. Por isso, além de toda a tecnologia, segurança e humanização, a equipe de plantonistas é composta somente por médicos especialistas com títulos de referência.
“Essa foi uma de nossas principais metas: formar uma equipe especializada”, enfatizou Ataíde Ademir da Camara, coordenador da UTI Pediátrica e Neonatal. Nesta primeira fase de funcionamento, a unidade oferece 20 leitos neonatal e dez pediátricos. “Nossa UTI é de alta complexidade e contamos com uma grande equipe multidisciplinar”, completou.















