O Programa Gestão da Experiência do Paciente, iniciativa da Unimed Paraná em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, iniciará no próximo mês. O curso gratuito é voltado para diretores, líderes e colaboradores das Unimeds paranaenses que possuem rede própria, hospitais, clínicas, laboratórios ou unidades de Atenção Primária à Saúde (APS).
De acordo com Omar Taha, diretor de Inovação e Tecnologia da Singular, o foco na experiência do paciente envolve uma transformação cultural nas organizações de saúde, que começa pela compreensão do que, hoje, significa valor ao paciente. Ele aponta que o panorama mudou e incentiva os profissionais a atualizarem sua percepção.
“Há uma visão muito ‘hospitalocêntrica’, ‘clínicocêntrica’, ‘médicocêntrica’, mas para o paciente de hoje é exatamente o contrário”, declarou, ao ressaltar que o paciente valoriza aspectos que, muitas vezes, passam despercebidos pelo profissional. Ele recomenda a compaixão e a consideração de outras perspectivas na prática clínica.
“Quando você vai fazer um exame no paciente, é uma responsabilidade enorme. Pode ser seu 25º exame do dia, mas para o paciente pode ser um dos momentos mais importantes da vida. Você, como profissional, precisa ter a visão da integralidade do paciente, e é isso que o curso busca promover”, enfatizou Taha.
Sobre a capacitação
O Programa Gestão da Experiência do Paciente é subsidiado pelo Sescoop/PR com contrapartida da Unimed Paraná. Não haverá custo aos participantes, com exceção de despesas de viagens, hospedagem e deslocamento para os encontros presenciais em Curitiba. O curso possui um total de seis módulos:
- Mercado e Estratégia
- Economia da Experiência e Entrega de Valor
- Experiência do Paciente e Patient Centric
- Cultura, Valores e Comportamentos
- Jornada do Cuidado
- Experiência do Paciente 360 graus
Acolhimento e fidelização
A formação foi desenhada por Ana Merzel Kernkraut e Carla Souza Behr Pitoli, coordenadora do Programa de Experiência do Paciente e gerente de projetos do Escritório de Excelência Einstein, respectivamente. O objetivo é proporcionar aos profissionais que já têm experiência em gestão o entendimento do que mais podem fazer para agregar valor.
“Antigamente, os hospitais se diferenciavam pela tecnologia existente. Hoje, isso não é mais uma barreira. Entretanto, a maneira como o paciente é atendido e como os profissionais são tratados têm um efeito profundo nas relações e na fidelização do cliente”, afirmou a primeira durante a apresentação do curso, no último dia 20.