Fábio Nogi, superintendente de Inovação e Odontologia da Seguros Unimed, foi um dos convidados para colaborar na nova edição do “Guia ANS Modelos de Remuneração Baseados em Valor”. O kick-off ocorreu no final de fevereiro, enquanto o lançamento oficial está previsto para a última semana de agosto.
A iniciativa incentiva operadoras médico-hospitalares e odontológicas a adotarem modelos de pagamento que priorizem os resultados em saúde dos pacientes, e que sejam alternativos ou complementares ao fee for service — pagamento por procedimento realizado, que incentiva o volume de produção sem considerar a qualidade da assistência.
“O evento marcou um passo importante na busca por melhorias na saúde suplementar, com foco na qualidade assistencial e na sustentabilidade do setor. Estamos trabalhando para que a alocação de recursos seja mais eficiente, garantindo que os pacientes recebam um atendimento de qualidade”, disse.
Atualização e abrangência
O projeto é desenvolvido por meio da cooperação técnica entre o Instituto Brasileiro de Valor em Saúde (IBRAVS) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O encontro reuniu especialistas, consultores e representantes de instituições parceiras para debater as diretrizes, metodologias e governança da atualização da nova edição do documento.
Fábio Nogi recebeu o convite para coordenar a frente de Odontologia. Como conselheiro consultivo e especialista indicado pelo IBRAVS, o superintendente da Seguros Unimed é responsável especificamente pela inserção do segmento no capítulo sobre o modelo híbrido fee for service + valor.
“A inclusão da odontologia é essencial para que possamos ampliar o debate sobre a saúde suplementar e fortalecer a contribuição dessa área para um sistema mais acessível e centrado no paciente”, afirmou. “Essa iniciativa certamente trará avanços significativos para a saúde suplementar brasileira”, destacou.
Reconhecimento e qualidade
Nesse sistema, os prestadores — como médicos, dentistas, hospitais e clínicas — recebem um pagamento adicional ao fee for service, com base na qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes. Enquanto o documento da ANS passa por atualização, a Unimed Odonto já possui uma campanha de bonificação por performance.
“Desde 2022, a Unimed Odonto conta com um programa de bonificação, complementar ao fee for service. Em 2024, nós concluímos o terceiro ciclo do projeto, que já premiou 74 prestadores até o momento. Também realizamos a capacitação para dentistas credenciados”, informou o superintendente de Inovação e Odontologia da Seguradora.
Saúde com bônus
Já a Seguros Unimed possui o Programa de Bonificação da Rede Assistencial. Em 2024, mais de 500 prestadores estiveram no processo de avaliação, com visitas de auditoria da Faculdade Unimed. Somente no ano passado, a Companhia distribuiu R$ 1 milhão em bônus para os hospitais que tiveram a maior nota de classificação.