
O oftalmologista Ricardo Valente palestrou a respeito de “Modelo de pagamento por valor aplicado ao cooperativismo”. Anfitrião do canal “Fala Doutores!”, onde entrevista médicos renomados do Brasil e do exterior, ele trouxe algumas reflexões: “qual é o maior objetivo de uma organização de saúde?”, “quem nós somos” e “onde queremos chegar?”.
Com MBA em Gestão em Saúde (FGV) e especialização em Cuidados à Saúde Baseados em Valor (Harvard), ele também apresentou uma breve avaliação sobre como grandes empresas tratam a saúde: seguindo o pensamento de diagnóstico de tratamento. Porém, ressaltou, o modelo ideal foca na antecipação e na prevenção das doenças.
“Além disso, estamos com um grande desequilíbrio no sistema de saúde. Muitos riscos não são tratados, mas passados adiante, muitas vezes, ao prestador. Para mudar o cenário atual, é preciso focar em três itens essenciais: mudar os valores, que hoje estão em coisas e processos; ter transparência com dados; e ter um cuidado único e linear”, disse.
E há benefícios ao cooperado, como engajamento e empoderamento, desenvolvimento de redes integradas — o Sistema Unimed já tem vantagem nisso —, uso eficiente de recursos, sustentabilidade financeira, e foco na qualidade e nos resultados. “É necessário uma mudança, gerando transformação para paciente, médicos e sistema”, finalizou Valente.















