Após parceria com a norte-americana DataRobot, a Seguros Unimed estima o potencial de redução de custos na ordem de R$ 7 milhões anuais. A economia é graças à machine learning, uma das ferramentas mais utilizadas por empresas de diversos segmentos para prever padrões e otimizar operações, inclusive, evitando gastos desnecessários.
Por meio dessa iniciativa, a Seguradora já implementou 12 modelos de identificação de padrões em projetos nas áreas Atuarial, de Odontologia e Contas Médicas. O objetivo é otimizar a precificação e a previsão de custos, identificar fraudes e churn de prestadores, além de evitar fraudes ou abusos em reembolsos, respectivamente.
“Fraudes são um dos principais desafios da saúde suplementar no Brasil. Em outubro de 2022, a FenaSaúde denunciou um esquema que custava R$ 40 milhões em reembolsos solicitados por empresas de fachada. Estamos sempre combatendo essas ações”, afirmou Wilson Leal, diretor Executivo de Mercado e Tecnologia da Seguros Unimed.
A ideia é aplicar a iniciativa em todos os departamentos da Companhia. “No Marketing, a IA pode nos auxiliar tanto na identificação de clientes com propensão de cancelamento, nos permitindo trabalhar em propostas para retê-los, quanto junto àqueles em que uma venda cruzada pode ser bem-sucedida”, destacou.
Tecnologia de ponta
Sediada em Boston, nos Estados Unidos, a DataRobot é uma empresa de tecnologia especializada em plataformas de inteligência artificial que está entregando a próxima geração de IA, atendendo grandes organizações de diversos países e disponível para diferentes segmentos.
“Além de aprimorar a experiência do cliente, seguradoras como a Seguros Unimed, podem sentir os resultados diretamente em sua performance financeira. O retorno do investimento em inteligência artificial é claro, rápido e replicável em outras linhas do negocio”, disse Drey Dias, diretor Brasil da DataRobot.


















