Em 2024, a mudança no modelo de assistência dos mais de 29 mil trabalhadores associados ao Sinpro/ES e SindEducação/ES, com a participação do Sinepe/ES, resultou no distrato do contrato de previdência aberta mantido com a Seguros Unimed, gerando um volume de solicitações de resgate 15 vezes maior que o habitual. Para enfrentar esse desafio, a Seguros Unimed e os sindicatos firmaram um Termo de Cooperação, durante reunião realizada em 17 de fevereiro de 2025, a pedido dos sindicatos, na sede da Seguros Unimed, em São Paulo.
O compromisso firmado tem como objetivo garantir a segurança, a transparência e a celeridade na resolução dos resgates para os participantes que assim desejarem, por meio das seguintes ações:
- Criação de um canal exclusivo para envio de mensagens via WhatsApp aos participantes com pendências documentais. O número (11) 98452-8685 será utilizado apenas para envio de mensagens pela Seguros Unimed, ou seja, não receberá respostas ou mensagens enviadas pelos participantes. Caso receba uma mensagem desse número, o participante será informado sobre a pendência e receberá um link de acesso para o envio dos documentos necessários. Além disso, os participantes também poderão ser contatados por meio de ligação telefônica.
- Simplificação do Super App Seguros Unimed, validado por biometria facial, com identificação dos documentos necessários para o resgate.
- Disponibilização de um vídeo explicativo com o passo a passo do processo de resgate.
- Aumento da capacidade de atendimento do 0800-724-3033, exclusivo para esses resgates, com redução do tempo médio de espera.
Até 17 de fevereiro de 2025, já foram liberados R$ 45,2 milhões, contemplando mais de 7,5 mil propostas. A Seguros Unimed e os sindicatos seguem com o monitoramento contínuo para aumentar a eficiência no atendimento, assegurando que os trabalhadores recebam seus resgates com segurança e agilidade.