
A Seguros Unimed participou, no último sábado(18), da assinatura do Termo de Compromisso firmado entre a Fundação Biodiversitas, organização não governamental (ONG) que se dedica à proteção de espécies da fauna e da flora nos ecossistemas brasileiros, e a Associação para Conservação de Aves do Brasil (Save Brasil), ONG que trabalha pela conservação das aves e dos ambientes, conectando as pessoas à natureza e direcionando seus esforços para as áreas mais importantes para manutenção de populações viáveis de espécies globalmente ameaçadas. Este é o quarto ano da parceria firmada entre a Biodiversitas e a Seguradora. Dentre os projetos da entidade, destaca-se a gestão da Estação Biológica de Canudos (EBC), reserva criada para a recuperação populacional da Arara-azul-de-lear (Anadorynchus leari), na Bahia, que já não se encontra ameaçada de extinção, após anos de esforços para a sua preservação.
Pela Seguradora, o Termo de Compromisso foi assinado por Liliane Jeanne Baldacci, diretora-executiva de Administração e Finanças, durante a Avistar 2024 – Encontro Brasileiro de Observação de Aves, o mais importante encontro de observação de natureza de toda América Latina, realizado desde 2006.O documento prevê o desenvolvimento de ações voltadas ao monitoramento de espécies de aves e a elaboração de um plano de ação e conservação da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Mata do Passarinho.
Além do suporte às ações para proteção ao habitat da espécie, realização de estudos biológicos que orientem estratégias de conservação e das iniciativas de educação ambiental na comunidade local, a Seguradora também apoia um dos 146 sítios da Aliança Brasileira para Extinção Zero, contribuindo para inspirar parcerias semelhantes em nível internacional, como a Mata do Passarinho, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica em bom estado de conservação no Vale do Jequitinhonha, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Bahia.
Para saber mais sobre a parceria e conhecer melhor o trabalho desenvolvidos pelas ONGs citadas, clique nos links: Biodiversitas e Save
Localizada nos municípios de Bandeira (MG) e Macarani (BA), a reserva é considerada uma área importante para a Conservação das Aves (Important Bird Area – IBA), estratégia mundial de mapeamento de áreas prioritárias para conservação pela BirdLife International. Um dos principais estímulos para a proteção desse território foi a ocorrência do entufado-baiano (Merulaxis stresemanni), uma das aves mais ameaçadas do planeta. Depois de 50 anos sem nenhum registro, a ave foi redescoberta em 2005 pelo ornitólogo Rômulo Ribon e sua equipe. Atualmente, a Mata do Passarinho é o único local conhecido de ocorrência da espécie, de modo que a sobrevivência do entufado-baiano depende da proteção dessa área, que contempla 330 espécies no total, além de 318 espécies vegetais.
A Save Brasil apoiará a Biodiversitas no monitoramento de espécies de aves ameaçadas e na construção de um plano de ação e gestão de longo prazo para a RPPN Mata do Passarinho. A parceria permitirá à Fundação Biodiversitas e a SAVE Brasil, organização que compõe a aliança global da BirdLife International, a pesquisa e conservação do entufado- -baiano na Mata do Passarinho, uma das aves mais raras do mundo, ameaçada de extinção e só há registros de sua existência nesta região.