
A Seguros Unimed e a Unimed-BH são as patrocinadoras de um “presente cultural” para a sociedade mineira. Com o Ministério da Cultura e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), apresentam a MostrArte Feluma, projeto inovador que une teatro, dança e música em uma programação inteiramente gratuita e acessível no Teatro Feluma.
“O apoio e o patrocínio à arte e à cultura fazem parte do DNA da Companhia, e de nosso interesse pela sociedade, um dos princípios do cooperativismo”, salientou Helton Freitas, presidente da Seguradora. “Temos outras iniciativas, como o Festival de Teatro, recebemos exposições e já patrocinamos outros espetáculos”, completou.
Realizada por meio do Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais (ICCM-MG), a iniciativa tem o objetivo de fortalecer a produção cultural no Estado, com a valorização de artistas locais e nacionais. A MostrArte Feluma é composta por três atividades culturais em sua agenda:
- Mostra de Teatro – espetáculos de companhias locais e nacionais, incentivando a circulação, a troca de experiências e a experimentação de novas linguagens cênicas.
- Mostra de Música – diversidade de sons e estilos da música, promovendo conexões entre artistas e público.
- Mostra de Dança – performances contemporâneas e dança inclusiva, com destaque para criações mineiras, que exploram diferentes formas de expressão corporal.
“Ao oferecer acesso gratuito, o projeto valoriza a produção cultural e amplia o alcance das expressões artísticas. Apoiar iniciativas como essa está diretamente conectado ao nosso propósito de promover bem-estar e saúde em sua dimensão mais ampla — reconhecendo a cultura como um fator essencial para a qualidade de vida das pessoas”, destacou Freitas.
Além dos espetáculos, haverá oficinas abertas ao público, para estudantes, artistas, profissionais e pesquisadores de diferentes áreas aprenderem juntos, trocarem experiências e se conectarem. O objetivo é unir arte, ciência e educação, tornando a cultura mais acessível para todos.
“Acreditamos na força da arte para transformar a sociedade, aprimorar as relações humanas e colaborar para o cultivo de um mundo melhor. Essa é uma das missões do Instituto Cultural e temos muita gratidão por nossos patrocinadores, que abraçaram essa causa”, destacou Andréa Raso, diretora do ICCM-MG e curadora do Teatro Feluma.
Confira a programação no site do evento.

















