
Desde que optou pela criação de mais um recurso próprio, a Unimed Sul Paulista vem se transformando em referência no tratamento de terapias intensivas em crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesta segunda-feira (06), inaugurou a nova sede da Unidade Reabilita, em Itapetininga.
“Foi uma sequência de investimentos em tecnologia e em Recursos Humanos, bem como acumulando ‘know-how’, compartilhando experiências, analisando resultados e acreditando que o cooperativismo poderia apresentar resultados para o tratamento de terapias como TEA e paralisia cerebral”, disse Marcos Cunha, presidente da Cooperativa.

Com um total de 600m², o local tem espaço para treinamentos internos, teleatendimento (orientação escolar e aos pais), dinâmica para grupos de acolhimento para pais e orientação parental. Além das 26 salas de especialidades, conta com áreas que simulam os ambientes de convivência, com amplo espaço de Atividades de Vida Diárias (AVD).
“Iniciamos em 2017, com poucos pacientes, dentro do setor de Fisioterapia. Os resultados foram surpreendentes. O objetivo é fazer com que os pacientes atinjam seus potenciais, melhorando a independência de forma dinâmica e individualizada em um ambiente lúdico e estimulante”, explicou Kátia Tanabe, fisioterapeuta responsável pelo Reabilita.

Recursos Humanos
Para manter a qualidade dos atendimentos, a Unimed Sul Paulista investiu no treinamento e desenvolvimento da equipe técnica. Também criou diversos cursos, que incluem integração sensorial, seletividade alimentar, crises agressivas, entre outros, para suprir o desafio de encontrar profissionais habilitados na rede.
Em 2022, o total em capacitação foi de 720 horas, incluindo treino e supervisão ABA para todos os psicólogos. Atualmente, o espaço tem o suporte de 30 terapeutas das seguintes especialidades: fisioterapia, musicoterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, neuropsicologia e psicopedagogia.















