A gravidez é uma fase de encantamento, descobertas e transformações. No entanto, toda gestante sabe também que é um período de dúvidas e insegurança. “Posso ter um parto normal?”, “A dor é suportável?”, “Estou grávida: devo tomar vacina contra a COVID-19?”, “Conseguirei amamentar?” E assim por diante.
“Escutamos nossas seguradas para entendermos suas necessidades e ampliarmos os cuidados do Programa Nascer Seguro”, explica a enfermeira Ana Caroline Canedo, coordenadora da Unidade Atenção à Saúde da Seguros Unimed.
O Projeto Parto Adequado foi criado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2015, com a finalidade de incentivar hospitais e operadoras da saúde a desenvolverem modelos de atenção à gestante baseados em orientações e ações que valorizem o parto normal. A Seguros Unimed não apenas aderiu voluntariamente ao programa proposto como também resolveu estender o seu escopo – daí surgiu o Nascer Seguro. “A ideia central dos programas é reduzir o número de cesarianas sem indicação médica, pois é uma cirurgia que aumenta em 120 vezes a probabilidade de problemas respiratórios para o recém-nascido e triplica o risco de morte da mãe”, diz Ana Caroline.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal de cesárea deve ficar entre 10% e 15%. No Brasil, a taxa de cesarianas alcançou 55%. No setor privado, esse percentual chega a 80%, o segundo maior índice do mundo, perdendo apenas para a República Dominicana.
Boa experiência e confiança
O Programa Nascer Seguro surgiu com o objetivo de estruturar e oferecer toda a linha de cuidado, do planejamento familiar ao pós-parto. “A construção de cada etapa se deu através da escuta de um grupo de mães beneficiárias do plano de saúde da Seguros Unimed”, enfatiza Ligia Lacerda Meirelles, enfermeira da Unidade de Atenção à Saúde. “A partir de suas experiências, aprimoramos o projeto.”
“O Programa Nascer Seguro oferece um canal exclusivo de acompanhamento da gestação, curso online, visita domiciliar pós-parto e monitoramento individualizado por uma enfermeira obstetra através do aplicativo Canguru Gravidez”, acrescenta a enfermeira Ana Caroline. “O acolhimento da equipe da Seguros Unimed e o fornecimento de informações confiáveis dão subsídios para as famílias fazerem as melhores escolhas.”
Os familiares são convidados a participar do processo e engrossar a rede de apoio à futura mãe. A rede de médicos e hospitais indicados pelo programa também estão alinhados com as propostas do programa; do pré-natal ao pós-parto. Para as gestantes de São Paulo, a parceria é com a Rede de Hospital e Maternidade do grupo Santa Joana.
Com a pandemia, as equipes têm se mobilizado para esclarecer questões, orientar e tranquilizar as pessoas a respeito de gravidez, amamentação e COVID-19.
Aqui você pode rever a live sobre Amamentação e Covid-19 organizada pelo Programa Nascer Seguro.
Você sabia que a música contribui para amenizar sintomas de ansiedade? Faz bem para a mãe e o bebê. Confira aqui uma playlist preparada para esse período tão especial da vida!
Gostou das novidades? Para se inscrever, acesse o site do Programa Nascer Seguro.