Os colaboradores da Seguros Unimed estão ainda mais por dentro sobre o mercado de seguros, seus números e potencialidades, após a palestra de Renato Gonçalves, presidente da Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro, no último dia 28, no auditório da empresa. Ficou claro para todos o potencial de crescimento do mercado segurador brasileiro, no qual a Seguros Unimed atua representando o Sistema Unimed.
Há espaço para crescimento em um mercado que movimenta cerca de R$ 400 bilhões em prêmios pagos pelos segurados, mas que representa somente 0,9% do mercado mundial, e está em 13º lugar no ranking mundial deste segmento de negócios.
A tendência mais forte para seguradoras e corretoras é o open insurance, ou seja, um sistema de seguros aberto que permita o compartilhamento de dados dos clientes e integração de sistemas de produtos e serviços de seguros.
Gonçalves salientou que a participação dos seguros no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deverá atingir 6,2% até o final do atual exercício. Partilhou, também, dados muito positivos: a margem de rentabilidade das seguradoras (lucro líquido/patrimônio líquido) cresceu de 12%, em 2021, para 28% em 2023. E o custo administrativo mantém queda consistente desde 2020, de 16% para 13%.
A maior parcela do mercado brasileiro é de seguros automotivos (54%), seguida de saúde (34%), ramos elementares (7%), pessoas (4%) e outros (2%).
“Esta é uma grande oportunidade para o Sistema Unimed ampliar seus ganhos em um segmento que ainda tem muito potencial de crescimento. As Unimeds podem oferecer um portfólio diversificado de soluções aos seus beneficiários e aumentar o seu faturamento por meio da intercooperação“, afirma Fábio Topal, superintendente Comercial e de Produtos Vida, Previdência e Ramos Elementares da Seguros Unimed.