Entre as maiores entidades de previdência privada do Brasil, com R$ 2,6 bilhões em patrimônio e mais de 12,8 mil participantes ativos no fechamento de 2024, o Multicoop trabalha em busca da inovação tecnológica constante e no fortalecimento de sua estratégia comercial. De seus cinco planos, o Plano Colaborador, último a ser implementado, completa cinco anos neste mês e se destaca pelo crescimento de 99% no patrimônio nos últimos 12 meses.
“O crescimento do patrimônio do Plano Colaborador resulta da combinação de dois fatores: entrada de novos recursos (mediante contribuições, aportes e portabilidades) e pela rentabilidade dos investimentos. Esse avanço de 99% no último ano é resultado do aumento do número de participantes em 35% na comparação, entre janeiro de 2024 e janeiro deste ano, e pela geração de valor”, explicou Frederico Péret, diretor superintendente da entidade.
Entre os patrocinadores desse plano, que é voltado aos colaboradores das Unimeds e empresas do segmento, os três maiores incrementos foram da Unimed Federação Minas (17%), Unimed Aeromédica (5%) e Unimed-BH (5%), respectivamente. Para 2025, inclusive, o Multicoop planeja atuar ainda mais próximo do Sistema Unimed, focando na ampliação de parcerias e de novos patrocinadores.
“O Multicoop não é apenas um fundo de previdência, mas um verdadeiro parceiro na construção de um futuro financeiro seguro. Estamos nos preparando para atender às novas gerações. A estratégia é clara: transformar o Multicoop em um aliado na carreira dos colaboradores e dos cooperados, garantindo que eles possam planejar um futuro financeiramente estável e sustentável”, enfatizou o dirigente.
Inovação e resultado
De acordo com Péret, a atualização tecnológica e o fortalecimento da estratégia comercial foram as prioridades nos últimos dois anos. Entre as iniciativas, estão o lançamento do aplicativo próprio e melhorias no site oficial do fundo de pensão multipatrocinado dedicado ao setor cooperativista. Ambas facilitaram a comunicação com os participantes e a visualização das funcionalidades e do desempenho dos fundos.
“Essa inovação contribuiu para um número recorde de portabilidades no final do ano passado, que foi excepcional do ponto de vista da série histórica. Um aumento de 27% em relação ao ano base 2022, quando essa estratégia foi desenhada”, destacou. “Tivemos um avanço em nos posicionar como parceiro da evolução econômica financeira dos participantes em sua carreira de trabalho”, completou.
Mais do que um fundo
Frederico Péret explicou, ainda, como o Multicoop participa ativamente da jornada dos médicos cooperados e dos colaboradores da Unimed Belo Horizonte, desde a integração de cada um deles, passando por diferentes programas estruturados, até o momento da aposentadoria. Esse modelo iniciado na Singular — onde o fundo foi concebido — está sendo levado aos demais patrocinadores instituídos.
“O Sistema Unimed existe para gerar trabalho e renda para médicos. E o Multicoop é uma estratégia fundamental para a sustentabilidade do Sistema Unimed, provendo a segurança de o participante escolher entre encerrar ou ressignificar sua carreira, ou se aposentar. Temos o papel de oferecer informação qualificada, ser uma referência em educação financeira e um apoio em cada fase da carreira de cooperados e colaboradores ”, finalizou.