O fundo de pensão multipatrocinado das cooperativas brasileiras, administrado pela Seguros Unimed, atingiu os R$ 3 bilhões em patrimônio líquido. O resultado, alcançado na última semana, é um importante marco na trajetória do Multicoop. Hoje, são mais de 16,5 mil participantes ativos, 66 patrocinadoras e instituidoras — classificadas entre Singulares, Federações, Unimed do Brasil, Sistema OCB e Cooperativas de Crédito. Confira a mensagem de Helton Freitas, presidente da Seguradora, aqui.
Com cinco planos de benefícios na previdência fechada, o fundo registrou um crescimento de 29% somente no último ano. De acordo com Freitas, esse desempenho é sustentado por uma administração qualificada e diversificada entre o time de especialistas do Multicoop e parceiros de referência no mercado, como BNP Paribas, BTG Pactual, Vinci Partners e Itaú.
“Esse resultado representa o nosso compromisso com a gestão responsável dos recursos de cada participante e com o fortalecimento da cultura previdenciária e da educação financeira, que sempre foram parte essencial da nossa vocação”, disse. “Crescemos com rigor técnico, preservando aquilo que sempre orientou o cooperativismo: gestão prudente, visão de futuro e compromisso com quem confia em nós”, completou.
Crescimento sustentável
Para Liliane Baldacci, diretora ARPB (Administrador Responsável pelo Plano de Benefícios) do Multicoop e diretora Executiva Financeira, Administrativa, Técnica e Atuarial da Seguros Unimed, a marca reafirma o papel estratégico do fundo na vida financeira dos participantes. A instituição, lembra, opera com uma das menores taxas do setor.
“Esse patrimônio traduz escolhas consistentes. É assim que ajudamos a construir segurança de longo prazo”, afirmou. “Apresentamos resultados consistentes e, além disso, é um fundo de pensão com auditoria externa e regulado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar [Previc]”, enfatizou.
Classificação reforça solidez
A partir de 2026, inclusive, o Multicoop passa a integrar o grupo de entidades enquadradas na categoria S2 da Previc. A classificação da autarquia do Governo Federal considera porte e complexidade. A mudança, explicou Liliane, confirma o amadurecimento da operação e o alinhamento às exigências regulatórias mais rigorosas do setor.
“É um reconhecimento ao nosso trabalho, à governança estruturada e ao zelo que temos pelos padrões técnicos. Reforçando que o Multicoop é administrado pela Seguros Unimed, que é apenas uma das patrocinadoras, mas não há comunicação de patrimônio entre as empresas. Tudo isso traz muito mais segurança aos participantes”, ressaltou a dirigente.
“Oferecemos mais do que um fundo multipatrocinado. Somos parceiros na jornada de cada participante, ajudando a planejar um futuro estável e sustentável”, destacou Helton Freitas. “Seguimos firmes na responsabilidade de entregar eficiência e resultados sustentáveis, sem abrir mão de nossa essência cooperativista”, finalizou o presidente da Seguradora.


















