
A Seguros Unimed alcançou resultados expressivos no ranking Melhores e Maiores da Revista Exame, que avalia o desempenho das grandes empresas do país: subiu para o 13º lugar entre as maiores seguradoras do Brasil, consolidando-se como uma das líderes do setor. No ranking geral também obteve um avanço significativo, ocupando a 200ª colocação da edição deste ano, com os resultados consolidados das suas empresas de saúde e vida e previdência — os dados utilizados como base são de 2024.
“Essa ascensão mostra o quanto temos crescido e ganhado espaço no mercado segurador, levando a marca Unimed além do segmento de saúde. É o resultado da confiança de nossos clientes, da dedicação dos nossos colaboradores e do compromisso em oferecer soluções completas de proteção e cuidado a mais de 6,6 milhões de clientes”, disse Helton Freitas, presidente da Companhia.
Representatividade da marca
Na área de saúde suplementar, a Seguradora manteve-se no Top 10, ocupando o oitavo lugar da edição. Mais sete representantes do Sistema Unimed estão entre as Melhores e Maiores do segmento em 2025. Confira as demais cooperativas ranqueadas na lista:
- Unimed-BH 6ª
- Unimed Campinas 10ª
- Unimed Fortaleza 11ª
- Unimed Goiânia 14ª
- Unimed Florianópolis subiu 17ª
- Unimed Sul Capixaba subiu 20ª
- Unimed Campina Grande 21ª
“Esse ranking é uma das principais publicações de negócios do Brasil, uma referência para análise de desempenho e posicionamento estratégico de empresas em diferentes setores da economia. Essa representatividade evidencia a força do cooperativismo médico, que se destaca no cenário nacional não apenas pela relevância em saúde, mas também pela expansão em seguros, previdência e soluções de proteção”, afirmou Helton Freitas.

Força cooperativista
O cooperativismo, inclusive, ganhou um capítulo à parte na edição deste ano. De acordo com a publicação, o faturamento total do setor de 2019 a 2024 saltou 146%, atingindo R$ 758 bilhões. Nesse período, o número de cooperados aumentou 73%, somando 26 milhões de brasileiros, segundo dados da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). Além disso, deve chegar a R$ 1 trilhão de faturamento em 2027 — leia mais aqui.
“O cooperativismo tem pouco mais de 180 anos, mas é um modelo de negócio que se mostra cada vez mais atual e competitivo. A intercooperação nos fortalece, amplia nossa capacidade de inovar e nos diferencia em um mercado tão desafiador. E nossa diversificação de produtos nos permite avançar e conquistar ainda mais espaço diante da concorrência”, declarou o presidente da Seguros Unimed.