
Todos nós temos algum episódio pessoal ou familiar em que a empatia, o conhecimento e a dedicação do médico foram fundamentais à prevenção, ao tratamento e à cura da doença. A medicina, por lidar com a vida em tempo integral, não é somente uma carreira e uma profissão, embora também o seja: é, acima de tudo, um compromisso com o ser humano.
Por isso, o Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, catalisa homenagens a todas e todos os profissionais que exercem a medicina nos consultórios, nos hospitais, nos postos de saúde, na cátedra, nos centros de pesquisa e nas cooperativas Unimed, em grandes e pequenas cidades, em todas as classes sociais.
O médico se ampara em boas referências. Para mim, foi o Dr. Silvio Americano, grande amigo do meu pai, nascido em nossa cidade, Taiobeiras, que era médico em Belo Horizonte e que me inspirou a seguir essa profissão.
Desde 1998, milito no cooperativismo da Unimed, e tenho a felicidade de, na presidência da Unimed-BH (2006 a 2014), e da Seguros Unimed (desde 2015), compartilhar trabalho e renda com mais de 118 mil médicos cooperados da marca. Mais de 23% dos médicos brasileiros atendem clientes da Unimed, o que demonstra como a medicina e o cooperativismo estão vinculados e fortalecem um ao outro, em benefício da saúde, dos avanços sociais e da qualidade de vida.
Parabéns aos jovens estudantes, aos recém-formados, aos professores, aos médicos experientes, aos pesquisadores e a todos aqueles que fazem a grandeza da Unimed!
Parabéns, e um muito obrigado especial, a todos os médicos e médicas que têm feito a diferença no enfrentamento à pandemia de coronavírus, para que possamos continuar ajudando os brasileiros a viver mais e melhor!















