O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, lembrado em 2 de abril, propõe reflexões importantes para integrar os pacientes com o transtorno, entre elas a saúde, valorização e bem-estar.
Pensando nisso, o Programa Cuidando de Perto, da Integra Unimed, conta com uma ação assistencial e de adesão voluntária, que visa monitorar as condutas clínicas e terapêuticas das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo avaliações psicológica e multidisciplinar, captação, avaliação médica, grupos de orientação familiar e concierge (agendamento de consultas e terapias), com os devidos profissionais.
“Quando os pais chegam trazendo como queixa inicial os indícios de TEA, as maneiras de manifestar essa angústia são menos diretas e nem sempre se caracterizam por tamanha precisão diagnóstica. Em determinados casos, os pais percebem algo, mas atravessados pelo medo, negação e dificuldade em lidar com o que percebem, são impactados em sua forma de se expressar sobre sua criança”, comenta André Luiz de Sousa, supervisor clínico e psicólogo da Saúde na Integra Unimed (Programa Cuidando de Perto – Linha de Cuidado TEA).
Ao receber o acolhimento oferecido pelo programa, os pais ou cuidadores conseguem aliviar o sofrimento psíquico e redirecionar pensamentos e comportamentos para aumentar o seu bem-estar e, consequentemente, da criança, pois a vida da pessoa com TEA foi e ainda é atravessada pela incompreensão, dificuldade de aceitação social, rótulos e limitações.
“Historicamente, temos obtido muitos avanços no rompimento desse olhar ainda tão obscuro, limitante e avassalador. O 2 de abril é um marco simbólico para valorizarmos os avanços científicos, tecnológicos, metodológicos, sociais e refletir acerca do que se necessita avançar no sistema de garantia de direitos, desenvolvendo políticas públicas e ampliando a conscientização sobre o TEA”, reforça Sousa.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi validado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007 e é um marco importante para pessoas com indícios de TEA.
Para conhecer o Programa Cuidando de Perto, acesse aqui















