
Levar atendimento aos lugares mais remotos, garantindo acesso à saúde sem abrir mão da qualidade para os clientes. Esse é o foco da iniciativa “Ampliando o Acesso e Otimizando a Assistência à Saúde do Beneficiário”, que rendeu o Prêmio Inova+Saúde à Unimed Paraná na edição deste ano — conheça todas as ganhadoras. O aperfeiçoamento do programa de telemedicina venceu a categoria “Inovação Assistencial”.
“Temos clientes espalhados por todo o Brasil, muitas vezes, em cidades onde o atendimento presencial mais próximo está a 200 ou 300 quilômetros de distância. Dessa forma, também priorizamos a experiência do cliente, olhando para a facilidade de acesso à assistência médica”, disse Alex Fernandes, que participou do desenvolvimento do projeto quando integrava o time de Relacionamento com o Cliente da Singular.

Solução na ‘palma da mão’
Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para cerca de 200 mil beneficiários da Cooperativa, o programa conta com chatbots para entender a necessidade inicial do paciente e direcionar o atendimento. Outro diferencial, de acordo com ele, é que não há coparticipação para ter acesso ao serviço.
“O objetivo principal sempre foi suprir a ausência de rede, sem concorrer com os nossos médicos cooperados. Temos um setor dedicado a atender as lacunas da rede. Quando não conseguimos localizar horários disponíveis, oferecemos a solução de atendimentos virtuais por meio da telemedicina”, explicou Brunno Galo, coordenador de Gestão de Clientes.

Resultados e economia
Apenas em 2024, o programa teve um aumento de 19% no número de consultas online em relação ao ano anterior. Outro destaque é o índice de satisfação dos clientes: 80,77% relataram ter uma boa experiência. Além da melhoria assistencial, o projeto gerou uma economia superior a R$ 327 mil para a Unimed Paraná ao longo do ano.
“Os reflexos dessa estratégia foram notáveis, especialmente em termos de custos evitados. Anteriormente, éramos obrigados a disponibilizar o atendimento na rede particular, reembolsando um valor muito superior ao que hoje investimos na telemedicina. Tivemos, portanto, uma conversão de custos bastante expressiva nesse sentido”, enfatizou.
Relevância e cultura
Ainda de acordo com Alex Fernandes, o reconhecimento na categoria “Inovação Assistencial” do Prêmio Inova+Saúde da Seguros Unimed é um marco para o cooperativismo médico do Estado. O troféu, disse, também comprova que a iniciativa “Ampliando o Acesso e Otimizando a Assistência à Saúde do Beneficiário” pode servir de inspiração para outras singulares.
“Para nós, este prêmio adquire um significado particular: é a materialização dos esforços e do trabalho que empreendemos, especialmente, junto às nossas equipes. Sua relevância transcende o âmbito institucional”, disse. “Demonstramos que a cultura de inovação não é um projeto isolado, mas sim uma prática contínua e diária”, finalizou Fernandes, que atualmente faz parte da área de Contas Médicas da Unimed Paraná.
















