
A agilidade da Unimed Ponta Grossa diante da declaração oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), que instituiu a pandemia da Covid-19, foi fundamental para a implantação do Programa Bem Cuidado. O case foi o vencedor da categoria Epidemiologia, Saúde e Bem-estar do Prêmio Inova+Saúde deste ano, pelo seu sucesso em 2020, quando os casos da doença assustavam o Brasil e o mundo.
“Além de acolher o paciente em um momento de incertezas e diversas dúvidas, conseguimos evitar a busca pelo pronto atendimento e atuar com agilidade no internamento quando fosse necessário”, afirmou Mônica Traub, gerente de Gestão em Saúde da singular e responsável pelo projeto, que foi estruturado em março de 2020, na mesma semana do anúncio da entidade internacional.
No mesmo dia em que o Ministério da Saúde anunciou orientações para evitar a disseminação do novo coronavírus, o Hospital Geral Unimed, em Ponta Grossa, reuniu o Comitê de Crise. O grupo organizou estratégias de enfrentamento, incluindo a estruturação do monitoramento dos pacientes, com a tecnologia e equipe exclusivas, por meio de telemonitoramento e de envio de SMS para verificação de sintomas.
“O projeto foi constituído por equipe multidisciplinar monitorando beneficiários, cooperados e colaboradores. O painel de gestão nos permite avaliar sintomas prevalentes e agravos dos sintomas através das respostas de SMS e evolução da equipe multidisciplinar. Esse monitoramento foi realizado por meio de um sistema construído totalmente pela equipe interna de Tecnologia da Informação”, explicou a enfermeira.















