A relevância da transformação digital e da inovação no setor de saúde foram abordados por Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, durante o VII Simpósio das Unimeds da Bahia e Pernambuco (Suebape). O evento foi realizado na última semana, em Recife (PE). Ele ressaltou como a tecnologia pode ser aliada na busca pela eficiência e pela melhoria dos serviços oferecidos aos beneficiários.
“A Inteligência Artificial é uma necessidade estratégica. Inovar não é mais opção. É condição de permanência”, afirmou, ao destacar que a Companhia investiu mais de R$ 196 milhões em tecnologia somente em 2024. “É um compromisso nosso”, completou Freitas, que foi um dos palestrantes no painel “Inovação e Eficiência: Como a Inteligência Artificial pode contribuir para o controle de sinistralidade na Saúde Suplementar?”.
Entretanto, reforçou a necessidade de um relacionamento equilibrado entre o papel da IA e o papel dos profissionais de saúde. Em um mundo onde algoritmos personalizam o cuidado, destacou o presidente da Seguradora do Sistema Unimed, a empatia, a escuta e a arte clínica continuam insubstituíveis. “Os algoritmos de saúde não se importam com narrativas pessoais, apenas com padrões. Mas a medicina ainda é, em parte, arte e escuta”, disse.
Desafios e cooperativismo
Durante a apresentação, Helton Freitas também ressaltou os principais desafios enfrentados pelas operadoras de saúde, com um dado preocupante: 44,4% das operadoras terminaram o ano passado com resultado operacional negativo. Diante disso, destacou a importância do Tripé da Sustentabilidade — precificação adequada; subscrição de risco responsável; e gestão assistencial eficiente.
“Estamos diante de um paradoxo: Nunca se falou tanto em saúde. Nunca se investiu tanto. E, ainda assim, nunca estivemos tão próximos de um colapso. Sustentabilidade exige parceria, confiança e inovação. E nós temos algo que nenhum concorrente tem: somos parte do maior sistema cooperativista médico do mundo. Juntos, podemos fazer a diferença e transformar este cenário”, finalizou.
Mercado em debate
Elias Leite, diretor Comercial, de Produtos e Marketing da Seguros Unimed, também foi um dos convidados do VII Simpósio das Unimeds da Bahia e Pernambuco (Suebape). Ele debateu sobre o “Mercado de Planos de Saúde: Passado, presente e futuro”, ao lado de João Alberto da Cruz, presidente da Unimed FERJ, com moderação de Rodrigo José Videres Brito, diretor de Comercialização e Marketing da Unimed Vale do São Francisco.