“A intercooperação é o caminho para reforçar a marca, enfrentar desafios e gerar sinergia para o crescimento sustentável. É a nossa melhor estratégia. Conexão entre as cooperativas deve ser a chave para avançarmos.” Essas são, segundo Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed e da Faculdade Unimed, as providências para enfrentar as ameaças à sustentabilidade das áreas de saúde, e do Sistema Unimed.
Dentre as ameaças, ele se referiu a rearranjos e centralização no setor que exigem clareza sobre nosso papel como Sistema; decisões judiciais que ampliam coberturas sem base técnica; mudanças abruptas no Rol Dinâmico da ANS; ampliação das coberturas obrigatórias sem a devida contrapartida de receitas para cobrir seus respectivos custos.
A análise foi feita durante o painel “Sistema Unimed: Conexões que constroem o amanhã”, durante o 40º Simpósio das Unimeds do Estado de São Paulo (Suesp), realizado no Guarujá (SP), de 3 a 6/7. Em sua explanação, Helton Freitas citou a máxima do Disney Institute sobre liderança: “A liderança resulta das ações de uma pessoa, em vez do cargo que ela ocupa”.
“Nossa liderança deve ser guiada por valores cooperativos para garantir que a Unimed continue sendo sinônimo de confiança e cuidado. Líderes estabelecem, operacionalizam e mantêm valores para prosperar.” Observou, também, que a ancestralidade é o elo que conecta passado, presente e futuro.
Como exemplo, recorreu novamente à Disney, que, em sua liderança, tem uma lente que aponta para o passado, mantendo a continuidade dos valores, e outra apontada para o futuro, em busca de inovação e crescimento. “É preciso ajustar essas lentes para garantir que o Sistema Unimed evolua sem perder sua essência.”
O presidente da Seguradora também fez questão de relativizar os resultados do segmento de planos de saúde no primeiro trimestre de 2025. “Os números parecem confortáveis, mas eles escondem um ponto cego. Grande parte do superávit vem de receitas financeiras sobre reservas, não da operação em si. Ou seja, há operadoras que têm lucro líquido, mas déficit operacional.”
Marco Fenoglio, gerente de Governança, Riscos e Compliance da Seguradora, participou da Mesa de debates: Fraudes e seus Impactos para o Sistema Unimed, ao lado de Guilherme Santos, da Unimed Fesp, e Leonardo Magalhães, da Avelar Advogados.
Na feira de negócios, os times da Seguradora e da InvestCoop, a asset do Sistema Unimed, marcaram presença em um estande.