Referência no cooperativismo médico, Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, foi convidado a participar do Fórum de Gestão de Serviços Médicos, realizado em São Paulo no dia 9 de abril. Em sua palestra, apresentou uma visão abrangente dos desafios e oportunidades do setor de saúde no Brasil, focando nos papéis do cooperativismo e da colaboração para a sustentabilidade da saúde suplementar.
No painel “Possíveis Gargalos para a Prestação de Serviços Médicos no Brasil e como Mitigá-los?”, ao lado de Arthur Chioro (EBSERH) e Beto Preto (Secretario de Estado da Saúde do Paraná), o dirigente destacou os princípios e valores do cooperativismo, que propõem um modelo econômico desintermediado, gerando valor para os cooperados. O Sistema Unimed foi apresentado como exemplo para ilustrar a força e a representatividade do modelo cooperativo na saúde. Com 21% dos médicos brasileiros integrados ao sistema, a Unimed se consolida como o maior sistema cooperativo médico do mundo.
Freitas também abordou os desafios enfrentados pelo setor de saúde suplementar. “Com resultado operacional negativo, não adianta o lucro líquido estar em crescimento, pois não é sustentável ao longo do tempo. A conta começa a não fechar“, afirmou.


















