Em outubro, a Seguros Unimed ficou em primeiro lugar na categoria ESG/Governança do especial Época Negócios 360°. O reconhecimento renova o compromisso da Companhia de estar entre as mais bem avaliadas do País por suas boas práticas, em ética, integridade, transparência e combate à corrupção.
A Seguradora é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos, que reúnem empresas com o objetivo de promover um mercado mais íntegro e ético. Recentemente, também recebeu o selo Pró-Ética, entregue pela Controladoria Geral da União (CGU) — sendo a primeira seguradora do Brasil a obter o reconhecimento.
Diante dessas iniciativas e reconhecimentos, que demonstram a seriedade com que o tema é conduzido, o diretor Executivo de Clientes e Institucional, Fabiano Catran, falou sobre a estratégia de governança da Seguros Unimed. Também destacou as formas encontradas para tornar o ambiente corporativo mais ético e íntegro. Confira a entrevista completa:
Conexão Unimed: Nas últimas semanas, a Seguros Unimed ficou em primeiro lugar na categoria ESG/Governança na listagem Época Negócios 360º. Como esse reconhecimento vai ao encontro das iniciativas da Companhia?
Fabiano Catran: A Seguros Unimed atua como braço segurador do maior sistema cooperativista médico do mundo, o Sistema Unimed, que responde por, aproximadamente, 38% da saúde suplementar no Brasil e está presente em 85% do território nacional. Nesse sentido, cumprimos um papel fundamental de apoio no fortalecimento da governança e sustentabilidade do Sistema Unimed, em parceria com a Unimed do Brasil.
Além disso, o planejamento estratégico da Seguros Unimed, que é considerado a nossa principal ferramenta de governança, possui uma ampla agenda ESG e temos como premissa a realização de negócios íntegros e sustentáveis. Para que isso ocorra, a Seguradora conta com práticas robustas de Governança Corporativa, tais como o nosso Programa de Integridade, o gerenciamento dos riscos aos quais estamos expostos e a atividade da Auditoria Interna, garantindo processos íntegros e transparentes.
Outro ponto de destaque é a nossa participação em processos licitatórios e, para manter uma relação de negócio adequada e transparente com entes da administração pública, a Seguros Unimed conta com políticas e procedimentos anticorrupção e de relacionamento com agentes públicos.
Considerando a experiência da Seguradora no pilar Governança, o próximo passo é o fortalecimento das frentes ambiental e social e, para isso, contamos com uma agenda de Sustentabilidade e Diversidade que garantem a total aderência ao conceito ESG.
Conexão: Quais foram os principais projetos da Seguradora para reforçar as práticas de compliance e governança neste ano?
Catran: No ano de 2022, a Seguradora manteve como meta a execução dos procedimentos de Gerenciamento de Riscos, que possuem como base a ISO 31000, o aperfeiçoamento do Programa de Integridade, com destaque para o Canal de Denúncias e a gestão de fornecedores e demais parceiros de negócio, a revisão do Risk Assessment de Compliance, a estruturação de um processo robusto voltado para a prevenção à lavagem de dinheiro e a execução da Semana da Governança, evento que tem o objetivo de disseminar conceitos de Gestão de Riscos, Integridade Corporativa e Sustentabilidade, que, com o apoio da Unimed do Brasil, contou com a participação de mais de 3 mil pessoas, incluindo integrantes do Sistema Unimed.
Conexão: Como você vê a importância de uma empresa ter uma política de Ética e Integridade estruturada no cenário social brasileiro?
Catran: Para a Seguros Unimed, a ética e a integridade são inegociáveis, seja nas relações pessoais, nos negócios ou nas relações trabalhistas. É necessário que as organizações estabeleçam medidas preventivas para que seus negócios não sejam utilizados na prática de atos ilícitos. Políticas e procedimentos de integridade corporativa atuam de forma a combater a utilização de empresas em atos ilícitos. Somado a isso, investimos fortemente em educação, pois acreditamos em nosso papel social, quando investimos na formação e transformação da cultura de nossos colaboradores, algo que extrapola o ambiente empresarial e se aplica também à nossa vida pessoal.
Na Seguros Unimed, adotamos 14 políticas de Integridade Corporativa, estruturadas por meio do nosso Programa de Integridade, disponibilizamos também um Canal de Denúncias que garante o anonimato e a não retaliação ao denunciante de boa fé, além do patrocínio incontestável da nossa diretoria em relação ao tema.
Construir uma sociedade sustentável é dever de todos nós, e é por meio da adoção de procedimentos de Compliance, que ajudamos a construir um país menos desigual, mais justo e íntegro.
Conexão: Quais as perspectivas e planejamento da área para o próximo período?
Catran: Governança Corporativa é uma jornada que possui início mas não tem fim. De forma geral, o nosso grande desafio é sempre aliar a estrutura de governança às necessidades do negócio, apoiando o crescimento sustentável da Companhia, em bases superiores às do mercado segurador. Além disso, buscamos uma maior integração da governança da Seguros Unimed com as nossas práticas de sustentabilidade, fortalecendo a agenda ESG da Companhia.
Temos também como meta a revisão do nosso Código de Conduta e das nossas políticas de integridade, a estruturação e execução da 3ª edição da Semana da Governança e o aperfeiçoamento contínuo do processo de gerenciamento de riscos.
Ainda em 2023, esperamos conquistar pela segunda vez o selo Pró-Ética, a manutenção da aderência a ISO 31000 e a obtenção do selo de Governança Unimed do Brasil.