
Seguindo o sexto princípio do cooperativismo, a intercooperação, a Faculdade Unimed e a Unimed-BH formalizaram a ampliação da parceria que já existia entre as instituições. Uma parceria Técnico-Científica e Educacional foi firmada durante o 20º Encontro de Cooperados da Singular, no último dia 22.
“Espero que essa parceria seja transformada em um produto que agregue valor para o sistema cooperativista de trabalho médico. Pois sei o quanto é importante levar o conhecimento para que nossos profissionais possam se desenvolver ainda mais”, disse Frederico Peret, presidente da Singular.
Teoria e prática
De acordo com Helton Freitas, presidente da Fundação Unimed, mantenedora da Faculdade Unimed — onde atua como diretor-geral — a sinergia proporcionará a união da área acadêmica e científica com a prática no dia a dia dos hospitais, laboratórios e clínicas da Cooperativa. Dessa forma, será possível integrar teoria e prática.
“De um lado, a Fundação e a Faculdade, com 30 anos de atuação na educação em saúde, gestão e cooperativismo, além do incentivo à produção científica e tecnológica. Do outro, a Unimed-BH, com o domínio do trabalho em campo: o cotidiano dos profissionais de saúde em hospitais, consultórios médicos, clínicas e laboratórios”, disse.
Novos horizontes
Ao longo dos anos, a instituição de ensino superior e a Unimed-BH trabalharam juntas em iniciativas, como o curso de Formação de Conselheiros e o Programa de Desenvolvimento de Cooperados e o curso Técnico em Enfermagem. Com a aceleração da parceria, há a possibilidade de criação de um Centro Universitário do Sistema Unimed.
Em 2026, a Faculdade Unimed oferecerá novos cursos de graduação: Enfermagem, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Administração. Os alunos terão vivência prática nas clínicas e hospitais da Cooperativa. Com a ampliação dessa parceria, serão formados profissionais alinhados ao “jeito de cuidar” que poderão ser contratados pela Singular.


















