“Cenários e Tendências do Setor Saúde” foi o assunto abordado por Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, em dois importantes eventos do setor realizados na última semana: o nono Encontro de Avaliadores da Organização Nacional de Acreditação (ONA), na quarta-feira (02), em São Paulo; e o Fórum das Unimeds de Mato Grosso, no dia seguinte (03), em Cuiabá.
“Precisamos, cada vez mais, de qualificação a serviço da saúde integral e sustentável”, declarou no primeiro encontro, que teve Fábio Gastal, superintendente de Novos Negócios da Seguradora e presidente da ONA, como moderador. “Cabe a cada um de nós, que atuamos no setor, pensar em soluções que vão equilibrar, cada vez mais, os custos assistenciais com a excelência dos serviços que são oferecidos”, completou Freitas.
O segundo debate teve Emilson Lorca, vice-presidente da Unimed do Brasil; José Augusto Ferreira, diretor de Atenção à Saúde da Unimed Nacional; Rubens Junior, diretor-presidente da Federação Mato Grosso; e Clênio Schulze, juiz federal e membro do Comitê de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); com moderação de Luís Fernando Joaquim, sócio da Indústria de Life Sciences & Health Care na Deloitte Brasil.
Entre os tópicos abordados pelo presidente da Seguradora do Sistema Unimed nas duas oportunidades, estavam a judicialização excessiva, a incorporação de novos tratamentos e, ainda, as leis que ampliam a cobertura sem considerar a sustentabilidade do negócio. “Temos alguns desafios, como a formação de grandes redes e o risco da criação de monopólio; além da mitigação de fraudes”, destacou Helton Freitas.