
Em um forte movimento de integração e de intercooperação, a Seguros Unimed participou do segundo módulo do Workshop de Mercado de Saúde e Investimentos da Unimed Maceió, na noite da última quarta-feira (10). Com o tema “Cases e tendências de novos modelos de negócios”, ele foi fechado para médicos cooperados da singular alagoana — cerca de 50 pessoas —, com transmissão via Microsoft Teams.
O evento teve a presença de Helton Freitas, presidente da Seguradora; de Adelson Chagas, presidente da Unimed Participações; e de Adriel Branco, diretor de gestão XVI Finance, consultoria empresarial que tem como objetivo gerar valor por meio de projetos na área financeira para o setor da saúde suplementar. Todos foram recebidos por Daniel de Macedo Veras, presidente da cooperativa anfitriã.

Oportunidades à vista
“Existe uma reorganização em todo o mercado de saúde, em virtude das aquisições, das consolidações e da dinâmica pela qual o mercado passa”, afirmou Branco, ao pontuar as diretrizes que permeiam a reorganização de um sistema: escala na gestão da carteira de beneficiários; compartilhamento de risco; estrutura administrativa eficiente; remuneração por valor; e fortalecimento dos recursos próprios.
Ele ressaltou a força da Unimed, que está presente em 86% do território nacional, com 38% de market share e mais de 18 milhões de clientes. “A mensagem que quero deixar é o potencial, a capacidade que temos de realizar investimentos dentro do Sistema Unimed. Se há um vencedor neste mercado, certamente, o Sistema Unimed estará entre os primeiros dada a sua força e capacidade de reação”, completou o representante da XVI Finance.

Essência Unimed
Após apresentar um resumo sobre a Companhia, Helton Freitas comentou como o Sistema Unimed se prepara para permanecer em destaque frente à concorrência, diante de grandes fusões, aquisições e abertura de capital. Para ele, é necessário que as cooperativas se mantenham atentas às transformações do mercado e fortaleçam o “modelo Unimediano”, aproveitando o diferencial proporcionado pelo cooperativismo.
“Não é um modelo de competição por preço. A gente não consegue oferecer o menor preço para competir com essas grandes operações. Portanto, é importante que, para complementar o nosso portfólio, consigamos expandir a nossa atuação para outros segmentos, nos quais nós, ainda, não temos operações consolidadas”, declarou o presidente da Seguros Unimed.

Papéis bem definidos
Na ocasião, todos também abordaram as características do novo mercado; as estratégias, os desafios e as vantagens do Sistema Unimed na preparação para lidar com tantas mudanças; os novos modelos de saúde; a forma de os profissionais da saúde poderem investir; os papéis bem definidos da InvestCoop e da Unimed Participações, assim como a importância delas para o Sistema Unimed; entre outros assuntos.
“É importante falarmos sobre perspectivas de investimento. O problema é que nós estamos com os recursos do Sistema Unimed espalhados em diversas instituições financeiras. Eles não formam um pool de recursos para que possamos criar um ‘círculo virtuoso’ para o desenvolvimento do nosso sistema. É nessa lacuna que posicionamos a InvestCoop, que não é uma empresa da Seguros Unimed, mas do Sistema Unimed”, enfatizou Freitas.
“Contamos com uma estrutura capacitada e com expertise para detectar as oportunidades que têm no mercado e as demandas ainda não atendidas pelo Sistema Unimed. Não adianta ter eficiência e eficácia, se não tivermos escala e sempre nos pautarmos no pilar da inovação. O conceito é gerarmos novos negócios, que atendam às demandas do Sistema Unimed, e retorno financeiro para as acionistas”, disse Adelson Chagas sobre a holding.















