
A união da Unimed do Brasil com a plataforma Fronteiras do Pensamento para a realização da temporada 2024 do The Future of Medicine possibilitou que a último encontro Diálogos Estratégicos, ocorrido no dia 25, no Teatro Unimed, em São Paulo, oferecesse aos dirigentes e conselheiros do Sistema Unimed acesso às tendências mais recentes e inspiradoras da área médica ao redor do mundo. Os Diálogos Estratégicos sempre antecedem as reuniões de Conselho das entidades nacionais do Sistema Unimed. Estes encontros objetivam trazer conteúdo e informação, assim como novos olhares sobre o que há de mais atual na Medicina, propiciando a integração e a eficiência. Os presidentes da Unimed Nacional, Luiz Paulo Tostes Coimbra, da Seguros Unimed, Helton Freitas, e da Unimed Participações, Adelson Severino Chagas, também participaram do evento.
Omar Abujamra, presidente da Unimed do Brasil, e o fundador da Saúde 4x, Gustavo Meirelles, (tido como o maior curso de Inteligência Artificial na saúde do Brasil), abriram o evento. Na ocasião, o executivo se disse orgulhoso de participar do projeto e, com ele, poder proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre os rumos da medicina, com especialistas internacionais altamente qualificados. O executivo fez também a apresentação do palestrante, John Nosta, fundador do NostaLAB (think tank global de saúde digital, que dialoga sobre tendências da indústria de ciências da vida) e teórico em inovação, tecnologia e medicina, a quem agradeceu pela participação.
“Agradecemos a John Nosta, referência mundial em inovação, tecnologia, inteligência artificial e medicina, por estar conosco, ampliando o nosso conhecimento sobre temas tão atuais e imprescindíveis para os nossos negócios. Nós, do Sistema Unimed, temos a inovação em nossa essência e, por meio dela e do cuidado impresso em nossa marca, temos impactado milhões de famílias brasileiras. Com a inovação e a tecnologia em nosso cotidiano, avançamos continuamente na transformação da gestão, das práticas assistenciais e da experiência dos nossos clientes. Nossos propósito e compromisso permanentes são promover saúde e qualidade de vida em nossas cidades, por meio do cooperativismo médico e do conhecimento em saúde”, afirmou Abujamra.
A palestra de John Nosta girou em torno de como a sociedade tende a evoluir, nos âmbitos pessoal e profissional, com a evolução da Inteligência Artificial (IA), mais precisamente com os chamados LLM (Modelo de Linguagem de Larga Escala), que são modelos de IA que utilizam técnicas de Machine Learning (ML) para entender e gerar linguagem humana, como o Chat GPT.
Nosta falou também sobre o poder de cognição do cérebro humano, e comparou a sua velocidade de aprendizado a dos LLM. Num mundo em constante evolução, onde mudanças acontecem do dia para a noite, Nosta acredita que o auxílio da IA será essencial para ajudar o homem a acompanhar essas transformações, e acrescentou: “o profissional que encarar a máquina como um concorrente, ficará para trás”.
Segundo o especialista, na Medicina, a IA não deve ser encarada como uma ameaça aos profissionais, pelo contrário, deve ser recebida como uma ferramenta para potencializar e empoderar o seu trabalho clínico, apoiando, por exemplo, na leitura de exames e em diagnósticos mais assertivos.
O palestrante finalizou afirmando que a cultura de uma empresa pode fomentar ou destruir a inovação, e que cabe aos líderes incentivar essa cultura, e a todos os profissionais entenderem a importância de aprender novas metodologias, ainda que isso implique esquecer a metodologia que foi absorvida durante toda a vida.

















