O balanço de 2021 da Seguros Unimed foi compartilhado com o Conselho de Administração, na última terça-feira (22), em reunião. Entre os números que se destacaram estavam a superação em relação à meta para vendas novas em Saúde (48%), o aumento na carteira de clientes individuais da Unimed Odonto (75%) e a marca alcançada nos planos de Previdência (R$ 3 bi).
Mesmo sendo a linha de negócios mais recente da Seguros Unimed, o segmento de Ramos Elementares superou a marca de R$ 65 milhões em prêmios emitidos em 2021. Registrou, ainda, 89% no índice de renovações, além de 20% de crescimento em faturamento quando comparado a 2020.
A criação da Integra Unimed, com a Central Nacional Unimed, é outra grande entrega do ano passado. A nova empresa da marca passa a ser responsável pela gestão de rede, regulação e operações de contas, garantindo ganho na escala e sustentabilidade do negócio.
A Seguros Unimed foi ainda a primeira seguradora do país a conquistar o Selo Pró-Ética, da Controladoria Geral da União, que certifica o modelo de gestão que vem sendo implementado desde 2015. Outro importante reconhecimento foi a liderança entre os lugares mais incríveis para se trabalhar, ranking da FIA-UOL. Para Helton Freitas, presidente da Seguradora, esses resultados mostram a força e a sustentabilidade do negócio mesmo em meio à crise da Covid-19.
“A Seguros Unimed permaneceu focada em seguir as metas estipuladas em seu Planejamento Estratégico 2017-2021. E ano passado testou a força do nosso propósito de cuidar. Crescemos juntos e integrados com o Sistema Unimed, reforçando nosso papel de ser complementar às Singulares. Juntos, somos um verdadeiro ecossistema de proteção à saúde, à vida e ao patrimônio”, disse. “Tanto que, apesar dos impactos da pandemia, principalmente no segmento Vida, entregou um retorno aos acionistas equivalente a 134% da taxa Selic média em 2021”, completou.
Cliente no Centro
Outro ponto que ganhou atenção foi o compromisso da Companhia com o cuidado que, em 2020 e 2021, assegurou cobertura aos casos de Covid-19 nos segmentos de Vida e Serit. A Seguradora foi pioneira ao abrir exceção em casos de pandemia e motivou a concorrência a seguir o mesmo caminho. Nos últimos dois anos, foram pagos R$ 204 milhões em indenizações para 13.730 segurados.
A Central de Relacionamento teve 1,12 milhão de interações, atingindo 90% de resolutividade. A Seguros Unimed, inclusive, enriqueceu a base de dados dos segurados — mais de 2,2 milhões de informações obtidas. Também evoluiu na assistência: foram 6,3 mil beneficiários atendidos em Atenção Primária à Saúde (APS); 1,4 mil no Programa Cuidando de Perto; e 1,2 mil gestantes ativas no aplicativo Canguru.
Em pauta
Na ocasião, a reunião do Conselho de Administração também abordou o Plano Estratégico para os próximos anos e resultados da InvestCoop Asset Management, que já soma mais de R$ 2,9 bi sob sua gestão por meio da parceria com 61 cooperativas Unimed.