
A Tina, Inteligência Artificial da Unimed Odonto, foi apresentada na conferência da Sociedade Internacional de Qualidade em Saúde (ISQua), em Seul, capital da Coreia do Sul, esta semana. A 39ª edição abordou o tema “Tecnologia, Cultura e Coprodução: olhando para o horizonte da qualidade e segurança”, e contou com 180 palestrantes convidados de mais de 70 países.
“Um mundo em constante mudança necessita de integração e de cooperação, com ações práticas e organização. Mas, principalmente, precisamos pensar em tecnologia, inovação, sustentabilidade, pessoas treinadas e qualificadas e equidade”, disse Fábio Gastal, superintendente de Novos Negócios da Seguros Unimed , que representou a Companhia no encontro da maior autoridade em segurança do paciente e qualidade de saúde do planeta.

Educação e Cooperativismo
Além da consultora virtual de saúde bucal, a Faculdade Unimed, onde Gastal é diretor acadêmico, também esteve em evidência na programação internacional. Ele apresentou um case da instituição de ensino superior, no qual falou sobre a relevância da educação para a qualificação dos profissionais na área da saúde e a sustentabilidade do Sistema Unimed.

Acreditação e reconhecimento
O dirigente também participou de uma reunião do Conselho de Administração da ISQua, do qual é membro eleito, e de uma reunião do Conselho da Associação Internacional de Avaliação Externa (IEEA, sigla em inglês). Fábio Gastal, inclusive, coordenou uma mesa de debate sobre “Segurança do paciente e melhoria da qualidade”.
Como presidente do conselho da Organização Nacional de Acreditação (ONA), ele foi homenageado juntamente com sua equipe pela recertificação do Manual OPSS 2022 nos padrões da ISQua. E, ainda, apresentou trabalhos relacionados à área e compôs o grupo de dirigentes responsável pelo planejamento da conferência de 2024, em Istambul.


















