Dois novos conselheiros externos (independentes e com sólida experiência de mercado) chegam para reforçar a governança corporativa e a gestão da Seguros Unimed: Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil (Forbes, 2019); e Aod Cunha, ex-secretário de Finanças do governo do Rio Grande do Sul (2007 a 2009), ex-BTG, JP Morgan, Banco Pan e Banrisul.
O Conselho de Administração da Seguradora do Sistema Unimed é composto por até nove conselheiros, sendo dois deles externos. O Dr. Claudino Guerra Zenaide (Unimed Santos) é o presidente, e o Dr. Alberto Gugelmin Neto (Unimed Santa Catarina e Unimed Mercosul) o vice-presidente.
“Com Ana Fontes e Aod Cunha, o Conselho fortalece as bases de nossa governança por meio de olhares externos ao nosso negócio, permitindo uma gestão ainda mais transparente e centrada na inovação e no resultado sustentável. Certamente, vão trazer provocações e inspirar novas estratégias, novos posicionamentos e contribuir para a operação de nossos produtos”, salienta Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed.
“Eu estou muito feliz por poder colaborar com o Conselho da Seguros Unimed. Acompanho a evolução do Sistema Unimed há muito tempo. Vejo um belíssimo papel no trabalho do médico cooperado e como a Unimed vem respondendo aos desafios da crescente demanda do setor de saúde suplementar. Por meio da Seguradora, acredito que exista um eixo pelo o qual o Sistema Unimed também possa aproveitar toda a sua capilaridade, energia e sinergia. Vejo inúmeras oportunidades de crescimento. Espero que, por meio da experiência que tenho acumulado, possa contribuir para que essa história se consolide cada vez mais”, afirmou Aod Cunha.
“As minhas expectativas em fazer parte do Conselho da Seguros Unimed são as melhores possíveis. Eu tenho muita experiência em impacto social, diversidade, comunicação e inclusão. Eu acompanho a Seguros Unimed há bastante tempo e sei o quanto todos estão conectados com esse ambiente, mas tenho certeza que posso contribuir para desenvolver e aproximar, ainda mais, a Unimed da inclusão e diversidade, no qual todas as organizações, hoje, buscam se inserir. Então, minhas expectativas são sempre as melhores”, ressaltou Ana Fontes.
Ana Lucia Pedro Fontes: com Educação Executiva na Fundação Dom Cabral, e graduação em Publicidade na Anhembi Morumbi, é pós-graduada em Relações Internacionais (USP) e Marketing (ESPM).
Fundadora da Rede Mulher Empreendedora, é conselheira na Plan International; no EY – Programa Winning Women; no Instituto Avon; delegada líder do W20 Brasil (G20), co-coordenadora da GVPEC, da FGV, e business advisor do Programa 10 Mil Mulheres.
Foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes, em 2019, e uma das Linkedin Top Voices 2020.
Aod Cunha de Moraes Júnior: bacharel, mestre e doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é pós-doutor e foi professor visitante da Columbia University. Cursou Liderança Executiva na Harvard Business School.
Foi sócio do Banco BTG, managing diretor do JP Morgan, secretário de Finanças do governo do Rio Grande do Sul, e diretor-presidente da Fundação de Economia e Estatística daquele estado. Atua nos conselhos dos grupos Edson Queiroz e Cornélio Brennand, Agibank e Vibra. Foi conselheiro da Gerdau, do Banco Pan, e presidente do Conselho de Diretores do Banrisul.
No último 10 de agosto, durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE), a Unimed Participações também elegeu seus dois conselheiros externos: Zeina Abdel Latif e Michel Levy — leia mais, clicando aqui.