Gestão de terceiros, due diligence e integridade são políticas fundamentais para qualquer companhia ou instituição que pretenda ter perenidade no mercado. Referência em compliance, a Seguros Unidade compartilha, aqui, informações relevantes para quem tenha ou pretenda criar essa área. As dicas fazem parte de conteúdo de Sara Crepardi, coordenadora de Compliance e membro do Comitê de Conduta Ética da Seguradora, apresentado durante a Compliance Week 2024 (11 a 13 de setembro). O evento foi promovido pela Unimed do Brasil, Unimed Nacional, Seguros Unimed e Unimed Fesp.
- A gestão de terceiros na Seguradora é ancorada em quatro programas: Conheça o seu parceiro de negócios; Conheça o seu cliente; Conheça o seu fornecedor; Conheça o seu colaborador.
- Due diligence, ou diligência prévia, avalia se os números e procedimentos apresentados por uma empresa refletem verdadeiramente sua realidade no mercado, suas potencialidades e riscos futuros.
- Todos os terceiros com os quais a Companhia se relacione deverão: responder ao formulário de Due Diligence de Integridade; aderir aos termos e condições do Código de Conduta de Fornecedores e Parceiros de Negócios; ter em seus contratos cláusula anticorrupção. Terceiros que tiverem Código de Conduta e Programa de Integridade efetivos deverão ter prioridade na contratação, em caso de empate nas propostas técnica e comercial.
- Após a homologação, é essencial monitorar continuamente os riscos de corrupção, reputação e integridade nos relacionamentos da companhia.