A Unimed Natal está investindo no melhor, mais moderno e inovador complexo de saúde do Rio Grande do Norte. As obras, iniciadas em janeiro do ano passado, estão em ritmo acelerado, com as demolições e a estruturação da Central de Utilidades concluídas.
As fundações do hospital seguem em andamento, bem como a montagem dos pré-moldados do centro médico, que já passou do 8º andar. Ainda na obra propriamente dita, continua o serviço de contenção perimetral. Trata-se de um projeto arrojado que surge para proporcionar aos potiguares um cuidado cada vez maior com a saúde.
Para se ter uma ideia do que o Complexo de Saúde Unimed Natal (CSUN) representa em números, durante a execução da obra serão gerados cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos. O CSUN vai ampliar a capacidade do atual Hospital Unimed de 106 para 283 leitos, distribuídos entre uma nova unidade, destinada ao atendimento adulto, e o atual prédio, que ficará integralmente direcionado à atenção materno-infantil. Ao todo serão 191 leitos para internação, 25 de UTI neonatal, 14 para UTI pediátrica, 34 de UTI adulto e 19 no Hospital-Dia.
O projeto compreende, também, um parque de diagnósticos por imagens, com serviços de ressonância, tomografia e hemodinâmica. Essa estrutura vai incrementar a oferta dos serviços ambulatoriais, e mais que triplicar os atendimentos – dos atuais 60 mil por ano, para mais de 220 mil pacientes em 2025. A capacidade de cirurgias saltará de 11 mil para 40 mil.
Antes mesmo de ser finalizado, o Complexo de Saúde Unimed Natal já incorpora inovações. Uma delas foi a instalação, em 2021, do sistema de gás natural, diversificando a matriz energética. Além disso, com objetivo de suprir uma possível falta de oxigênio e ar medicinal durante a pandemia de coronavírus, foi instalada uma Usina Geradora de Gases Medicinais no Hospital Unimed.
Somadas, as melhorias já realizadas e as ainda em fase de implementação posicionam o Complexo de Saúde Unimed nos mais elevados patamares de sustentabilidade, em consonância com a medicina 4.0. Será o primeiro serviço hospitalar do Rio Grande do Norte completamente digital, sem o uso de papel. No bloco cirúrgico, também haverá salas para inserção de novas tecnologias no dia a dia dos médicos, das equipes de saúde e dos clientes.
A ampliação dos serviços do Hospital Unimed, por meio da construção do CSUN, reafirma o cuidado da operadora com todos os seus públicos – cooperados, colaboradores, clientes e prestadores. É um grande investimento em tecnologia para propiciar assistência à saúde mais segura, sustentável e de alta qualidade.


















