Ao chegar em uma clínica ou consultório médico, tudo o que o paciente precisa é de acolhimento e compreensão, já que sua situação de saúde o deixa naturalmente vulnerável. Esta atmosfera agradável só pode ser oferecida se os próprios funcionários – médicos, enfermeiros, recepcionistas e demais profissionais – conviverem de maneira harmoniosa. “Desta forma, será mais fácil para o paciente desenvolver confiança no atendimento que irá receber tanto na recepção quanto dentro do consultório”, afirma Eunice Brito, psicóloga, coach e fundadora da Semilla Treinamento Empresarial. Enfim, todos saem ganhando quando há um bom ambiente de trabalho. Promover a harmonia não é uma tarefa simples, mas é perfeitamente viável quando o médico responsável toma as atitudes corretas em relação aos colaboradores. As dicas a seguir demandam pouco ou nenhum recurso financeiro para serem implementadas, porém, têm grande impacto.
Comunique-se
A falta de comunicação do médico com recepcionistas e demais membros da equipe da clínica é uma das principais causadoras de insegurança e medo. Quando não há um parecer dos responsáveis, acaba-se abrindo espaço para a famosa “rádio corredor”, onde fofocas tomam o lugar da verdade. A insegurança também faz com que todos adotem uma postura defensiva, onde o principal objetivo é manter seu emprego. “Com isso, o atendimento ao paciente acaba ficando em último plano”, diz Semadar Marques, coach e especialista em gestão de equipes e liderança colaborativa. É preciso deixar claro o papel de cada pessoa para o funcionamento do consultório e certificar-se de que o recado foi compreendido.
Dê feedbacks construtivos
Não adotar este hábito também fomenta a insegurança da equipe e, consequentemente, boicota o clima no ambiente de trabalho. Converse com cada um individualmente e seja o mais claro e respeitoso possível. Ressalte as atitudes positivas e oriente em relação às condutas indesejadas.
Tenha empatia com todos
É comum que a hierarquia dentro de consultórios e clínicas faça com que alguns colaboradores se sintam preteridos. Por isso, é fundamental que o médico responsável se coloque no lugar de todos a todo momento. “Bom humor, postura humana e respeito com as pessoas são fatores fundamentais para a construção de um clima de cooperação agradável para os colaboradores e pacientes”, aponta Brito. Vale lembrar, ainda, que onde há confiança, o respeito e a harmonia se desenvolvem mais facilmente. “O funcionário sentirá que o líder o trata com profissionalismo, dando espaço para que ele cresça e se desenvolva em todas as suas competências”, completa Marques.
Incentive a participação
Convide recepcionistas, secretárias, enfermeiros e todos os demais membros da equipe para fazer parte das decisões que conduzem o consultório. Fazer isso é muito simples. Basta ampliar o canal de comunicação e ouvir sugestões que possam melhorar o fluxo de trabalho. É extremamente motivador para o colaborador saber que fez parte de algo e melhorou a vida de todos os colegas. Apenas não se esqueça de dar os devidos créditos à ideia.
Resolva conflitos e estimule a parceria
É natural que as pessoas tenham diferenças entre si. Porém, é papel do médico responsável não deixar que elas cresçam e se transformem em conflitos reais. “Ao primeiro sinal, busque ouvir a necessidade de ambos os indivíduos separadamente e, depois, promova ações que busquem o entendimento e o desenvolvimento de um clima de cooperação”, aconselha Brito. Como, em geral, o choque acontece a partir de uma divergência de opinião, essa pode ser uma ótima oportunidade para mostrar à equipe que é possível crescer a partir das diferenças.
Cuide bem de sua equipe
Prestar atenção à saúde e bem-estar dos colaboradores aumenta sua satisfação, deixando o ambiente de trabalho mais leve. Desenvolva ações que estimulem a qualidade de vida, como campanhas preventivas e vacinações. “Quando trabalhamos na área da saúde, é fundamental ter cuidado rigoroso para proteger o funcionário de doenças às quais ele pode estar exposto. Além de demonstrar consideração, isso ainda garante a saúde de sua equipe e preserva-se do absenteísmo”, orienta Marques.