‘A inovação que fazemos nasce do diálogo, ela não é isolada. É um processo integrado e contínuo com o Sistema Unimed.’ A afirmação é de Fábio Nogi, superintendente de Inovação e Odontologia da Seguros Unimed, um dos convidados a palestrar durante o Congresso Internacional dos Serviços de Saúde (CISS), na última quinta (22).
Ele participou do painel “O Novo Profissional da Saúde: Habilidades e Competências para o Futuro”, falando sobre “Como integrar soft skills e inovação no treinamento”. Já Helena Barreto dos Santos, vice-presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP), abordou “Formação de profissionais de saúde para a era digital”. A moderação foi de Thaisa Afonso, da Fundação Vanzolini.
“Precisamos de ambientes que favoreçam a autonomia, o protagonismo e a inteligência coletiva”, afirmou Nogi, destacando a transformação das lideranças nas organizações de saúde. “O profissional de saúde, além de dominar a técnica, precisa saber lidar com a complexidade humana e com os desafios do próprio bem-estar”, completou.
‘A transformação começa de dentro’
Na oportunidade, o superintendente mostrou as iniciativas do Stormia, hub de inovação da Seguradora, e pontuou as competências essenciais que precisam ser trabalhadas entre os profissionais. Em sua análise, quatro frentes serão determinantes: habilidades socioemocionais, letramento digital, atuação interdisciplinar e equilíbrio emocional.
“Ter empatia, resiliência e adaptabilidade; saber lidar com tecnologias, compreender e saber interpretar adequadamente os dados e os instrumentos; ter a capacidade de trabalhar de modo interdisciplinar, com diversidade e multiplicidade; e fazer a gestão da própria saúde mental, o equilíbrio entre vida profissional e a vida pessoal”, resumiu Fábio Nogi.
Democratização
O CISS — realizado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) dentro da Feira Hospitalar, na São Paulo Expo — reúne líderes, especialistas e profissionais do setor para discutir as principais inovações e estratégias que impulsionam a transformação da saúde. Para Nogi, a promoção de eventos é uma forma de democratizar o conhecimento.
“Nós estamos nesse movimento de integração com a Unimed Lab, da Unimed do Brasil, e com outros hubs de inovação do próprio Sistema. Temos o I9 Unimed e o Data & AI Fórum, por exemplo, que se tornaram ponto de encontro, de diálogo e de construção conjunta. Estamos trabalhando na democratização do conhecimento das informações”, enfatizou.
Cooperativismo presente
Fábio Leite Gastal, superintendente de Novos Negócios da Seguros Unimed e diretor acadêmico da Faculdade Unimed, foi um dos palestrantes do painel “Conclusões e Próximos Passos para um Sistema de Saúde Sustentável”. Na oportunidade, ele representou a ONA, onde ocupa a presidência.