
A Seguros Unimed foi a grande campeã do Prêmio da Associação Brasileira de Marketing de Dados (Abemd), conquistando quatro prêmios especiais, incluindo o troféu mais prestigiado do evento, o Grand Prix, e o título de “Melhor dos Melhores” em duas categorias: Customer Success/Customer Experience (CS/CX) e Uso Criativo de Dados. A Companhia também foi eleita a “Anunciante do Ano”.
“É a primeira vez que a Seguros Unimed se inscreve no prêmio e já colocou a marca Unimed em grande evidência”, disse Olívia Tomazela, coordenadora de Experiência do Cliente da Seguradora. “Esses reconhecimentos demonstram o quanto estamos à frente no tema, transformando a cultura voltada aos clientes por meio de dados e pesquisas, de forma eficiente e planejada”, completou.
“De insights à excelência: Como a Seguros Unimed revolucionou o CX com dados” também recebeu Ouro em CS/CX, ao alcançar uma nota média superior a 4,5 (máxima de 5). Dos 82 inscritos na categoria na edição deste ano, apenas dez receberam a honraria dourada, após a avaliação do júri formado por profissionais de agências, anunciantes e fornecedores usuários de Marketing de Dados.
Resultados e economia
O case detalha a estratégia da empresa para transformar a experiência do cliente (CX) usando dados, iniciado em 2023, com base no mapeamento detalhado em mais de 40 pontos de contato na jornada dos beneficiários, prestadores e corretores. Confira algumas das iniciativas do projeto vencedor:
Digitalização – investimento na otimização de canais digitais, com destaque para o WhatsApp; o volume de atendimentos pela ferramenta cresceu 52% entre 2023 e 2024 (de 483.185 para 736.156), enquanto os atendimentos por voz caíram 4% no mesmo período.
Melhora da eficiência – a otimização dos processos digitais levou a uma redução drástica no tempo médio de atendimento no WhatsApp, caindo 63% (de 22 minutos e 21 segundos para 8 minutos e 17 segundos).

Aumento da satisfação – a estratégia resultou em um crescimento significativo do Net Promoter Score (NPS). O do Guia Médico, por exemplo, passou de -5,7 em fevereiro de 2024 para 19,4 em dezembro do mesmo ano.
Retorno – a digitalização gerou um ROI de 342,7% em um ano, com uma economia direta superior a R$ 885 mil (apenas em custos operacionais). A cada R$ 1 investido na migração para o WhatsApp, a empresa obteve R$ 4,43 em economia de custos.
Sobre o reconhecimento
O Prêmio Abemd celebra a inovação e a excelência em campanhas, programas e projetos que utilizam dados para criar experiências mais personalizadas e eficazes para os consumidores. Os jurados avaliaram os projetos com base em critérios como estratégia, planejamento, criatividade, impacto social, impacto na ecologia, omnicanalidade, inbound marketing, Leads, entre outros pilares.
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