Qualquer mudança na carreira profissional deve ser acompanhada de reflexões, análise pessoal, pesquisa das áreas de interesse e potencialidades do mercado. A escolha da especialidade médica pode determinar os rumos da carreira de um profissional, trazendo satisfação ou frustrações que impeçam alguns objetivos.
Buscar novos desafios e experiências pode ser muito enriquecedor, mas é necessário entender as motivações da mudança de especialidade e colocar na balança os prós e contras.
“O médico tem que ponderar sua afinidade com a nova especialidade pretendida. Uma mudança desta natureza deve refletir, antes de mais nada, uma motivação de sentido, a partir de uma reflexão de sua própria vida. As demais ponderações, como mercado de trabalho, locais de atuação e demais oportunidades serão secundárias e surgirão como um efeito colateral”, aconselha o Wagner Ferreira, coordenador do curso de Perícia Médica da Faculdade Unimed.
Antes de tomar uma decisão, também é importante avaliar e comparar os pontos positivos e negativos das possíveis ofertas de trabalho. Pondere os horários, salário, benefícios, cultura organizacional e estabilidade para escolher a opção que se encaixa no seu plano de vida e carreira.
Além do salário atrativo, certifique-se que a nova carreira dentro da área da saúde oferece os desafios profissionais que você busca. “Uma mudança de emprego, por mais atraente que seja, deve ser bem avaliada e preencher as expectativas do profissional em vários aspectos. Do contrário, fica apenas a frustração pela decisão errada”, afirma José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e master coach sênior.
Pós-graduação e atualização permanente
A formação de um médico inclui anos de estudo e também exige constante atenção às transformações da especialidade e as possibilidades de avanço profissional para melhorar o atendimento aos pacientes.
Segundo Ferreira, não existe nenhuma exigência específica do Conselho Federal de Medicina para mudar de especialidade. O caminho mais adequado para a mudança na carreira é um curso de pós-graduação relacionado à especialidade pretendida. “Ele auxilia o profissional na sistematização do conhecimento teórico-prático necessário, proporcionando segurança ao profissional no início da especialidade, além de uma formação acadêmica consistente e formal”, explica Ferreira.
Para aqueles que pretendem seguir a carreira acadêmica, o caminho a indicado também passa pela atualização contínua com cursos de mestrado e doutorado, produção de artigos para publicação em revistas científicas e participação em congressos e simpósios. Além de ficar atento às oportunidades de atuação como professor nas universidades que oferecem disciplinas dentro da sua área de estudo.
Leia outras matérias semelhantes: