A unificação das superintendências comerciais marcou um novo momento estratégico para a Seguros Unimed. Com 20 anos de experiência no setor de saúde suplementar, Rodrigo Aguiar, superintendente Comercial e de Produtos Saúde e Odontológicos, assumiu também a superintendência de Vida, Previdência e Ramos Elementares da Companhia no início do mês. Ambas estão sob a diretoria executiva de Fabiano Catran — Governança, Institucional e Gestão do Cliente. Em entrevista ao Conexão, ele compartilha o que motivou essa mudança e quais as expectativas para a Seguradora e para o Sistema Unimed.
Conexão – Como a unificação das superintendências impacta na atuação comercial da Seguros Unimed?
Rodrigo Aguiar – Desde o planejamento estratégico de 2023, falamos sobre como os planos de saúde têm o potencial de levar consigo os demais produtos aos canais de comercialização para incrementar a capacidade de distribuição e produção, como fizemos com os planos odontológicos nos últimos anos. A unificação traz mais sinergia, fluidez e padronização. Agora, temos diretrizes únicas, que potencializam a atuação dos times comerciais. Isso nos permite entregar uma proposta mais integrada e coerente ao mercado, refletindo a força da marca Unimed.
Conexão – A Seguros Unimed é a única empresa de essência cooperativista dentro do setor segurador no Brasil. Como essa estratégia se conecta aos princípios do cooperativismo?
Aguiar – A Seguradora do Sistema Unimed tem como principal objetivo complementar o portfólio das Singulares, a fim de atender os clientes de forma mais abrangente: do cuidado à vida até a proteção do patrimônio. Ao oferecer soluções conjuntas, promovemos a intercooperação, fortalecemos as Singulares e geramos valor para todo o Sistema Unimed.
Conexão – Quais são os principais pilares dessa nova estratégia e os benefícios práticos para as Unimeds e seus clientes?
Aguiar – Trabalhamos em duas frentes principais: uma voltada à comercialização integrada de produtos para os clientes finais; outra, focada na proteção das próprias Unimeds e de seus cooperados. Estamos simplificando processos. Em vez de múltiplas propostas, documentos e declarações, teremos uma jornada unificada. Um só canal, uma só fatura, um só atendimento. Isso reduz atritos, melhora a experiência e, em muitos casos, representa economia real para o cliente.
Conexão – Podemos afirmar que a ideia é ampliar a oferta de produtos com melhor custo benefício?
Aguiar – Exatamente. Temos trabalhado na construção de soluções integradas que combinem saúde, odonto e seguro de vida, por exemplo. Esse modelo facilita o acesso e entrega um melhor custo benefício ao cliente. A tendência é que contratar os produtos juntos seja mais vantajoso do que individualmente.
Conexão – Como essa estratégia contribui diretamente para a sustentabilidade do Sistema Unimed?
Aguiar – Ao fortalecer a presença da marca em várias frentes, ampliamos a fidelização dos clientes, aumentamos a competitividade das Singulares e criamos barreiras naturais à entrada de concorrentes em suas áreas de atuação. A intercooperação passa a ser percebida não apenas como um valor institucional, mas como um diferencial de mercado, que protege, gera receita e amplia a atuação regional.
Conexão – Quais são os próximos passos dentro dessa estratégia?
Aguiar – Nosso foco é replicar, nos ramos de vida, previdência e ramos elementares, o mesmo crescimento que tivemos com saúde e odonto. Vamos continuar trabalhando em parceria com as Singulares, desenvolvendo soluções que façam sentido para os médicos cooperados, as cooperativas e seus clientes. Atuaremos como uma frente única, complementar e estratégica ao Sistema Unimed.