A campanha Janeiro Branco termina oficialmente amanhã, mas cuidar de vidas faz parte do compromisso diário da Seguros Unimed. E esse acolhimento registrou um acréscimo de 67,16 % de consultas online ligadas à saúde emocional, em relação ao ano anterior: de 33,5 mil atendimentos psicológicos para mais de 56 mil. O número confirma a alta no Brasil e no mundo na busca por profissionais para tratar de transtornos como ansiedade e depressão.
“É preciso que as operadoras ofereçam diferentes formas de assistência que incentivem o acesso das pessoas. Na Seguros Unimed, os beneficiários podem contar com o ‘Cuidando de Perto’, programa focado na coordenação do cuidado. Dentro dele, temos o ‘Saúde Emocional’, focado na saúde mental, com prestadores cuidadosamente selecionados, avaliação constante da qualidade do atendimento e indicadores de resultado”, disse Gustavo Gusso, superintendente de Atenção à Saúde e Rede Ambulatorial da Companhia.
Saúde mental na ‘palma da mão’
O movimento vem se consolidando desde 2014, conscientizando sobre a importância do bem-estar mental. Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no ano passado, em 2020 houve um aumento superior a 25% de novos casos. Por isso, a Seguradora oferece o serviço no pelo Super App para tornar o acesso ao atendimento mais simples e fácil para os clientes.
“O primeiro passo no Super App é agendar um atendimento de triagem, onde será direcionado ao profissional com melhor expertise para a sua demanda. Se necessário, é encaminhado para avaliação de psiquiatra. O usuário também tem uma equipe de monitoramento e rede credenciada para atendimento presencial à disposição “, explicou Anderson Agulhari Bahia, psicólogo da área de Atenção à Saúde da Seguradora.
A plataforma digital desenvolvida pela Seguros Unimed, inclusive, está disponível para uso de beneficiários, cooperados e colaboradores do Sistema Unimed, com a possibilidade de personalização para cada Singular aderente. Além de oferecer inúmeros serviços aos beneficiários, o aplicativo é um modelo de negócio completo, criado para facilitar o dia a dia das operadoras da marca.
Autocuidado
Além do acompanhamento de um profissional, Anderson Bahia lembra que o próprio indivíduo pode manter o autocuidado diário durante o tratamento psicológico, ou até mesmo para evitar o agravamento de transtornos, como depressão e ansiedade. Confira algumas dicas do psicólogo da Seguros Unimed:
- Alimentar-se corretamente;
- Colocar o sono em dia;
- Organizar a rotina;
- Praticar exercícios físicos;
- Desenvolver um hobbie e atividades que tragam bem-estar;
- Manter uma boa vida social;
- Saber impor limites nas relações pessoais e profissionais;
- Tirar um tempo para reflexões.
“O cuidado com a saúde mental é tão importante quanto o com o nosso corpo. Precisamos quebrar os tabus relacionados ao sofrimento psíquico. Todos nós passamos por dificuldades e adoecimento faz parte da vida. Porém, é necessário dar atenção ao nosso sofrimento emocional e reconhecer quando precisamos buscar ajuda”, concluiu.


















