A importância de oferecer o melhor atendimento possível ao beneficiário, utilizando recursos de forma eficiente e eliminando desperdícios. Esse foi o foco da apresentação de Fábio Nogi, superintendente de Inovação e Odontologia da Seguros Unimed, durante o Congresso da Associação Brasileira de Planos Odontológicos (Sinog) 2025, na última sexta-feira (11), em São Paulo.
“Na Unimed Odonto, quando falamos de inovação, falamos de propósito. O conceito de valor em saúde é justamente sobre isso: garantir que cada atendimento seja pertinente, eficaz, e entregue resultados clínicos relevantes, respeitando a jornada do paciente e o uso responsável dos recursos”, afirmou ele, que participou do painel 6: “Valor em Odontologia e Novos Modelos de Remuneração”.
Valor x Volume
No evento, que reúne especialistas, operadoras e autoridades do setor para discutir o presente e o futuro da odontologia suplementar, Nogi destacou conceitos do livro “Redefining Health Care”. Escrito por Michael Porter e Elizabeth Teisberg, a publicação propõe uma transformação no sistema de saúde, mudando o foco do volume de serviços para o valor entregue ao paciente.
“Os autores defendem que a concorrência baseada em valor melhora os desfechos clínicos e reduz custos. Os princípios-chave incluem a medição e divulgação de resultados de saúde, a organização do cuidado de acordo com a necessidade do paciente e a adoção de modelos de pagamento baseados em valor, não em volume. A lógica não é fazer mais. É fazer melhor. Medir, comparar, aprimorar”, destacou o superintendente.
Resultado e Estratégia
Com moderação de Ruy Francisco de Oliveira, head de Odonto do Grupo Athena, além do superintendente da Seguros Unimed, o painel teve palestras de mais dois convidados: Angélica Carvalho, diretora-adjunta da Diretoria de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); e Fábio Rocha, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Valor em Saúde (Ibravs).
“O setor odontológico tem muito a ganhar com esse movimento. E nós já estamos trilhando esse caminho: crescemos mais de 245% em carteira, de 2017 a 2024; mantivemos um ritmo anual sustentável de 20% em receitas, em cinco anos; e fomos reconhecidos com o melhor NPS do país por três anos consecutivos. Isso só é possível porque mantemos o cliente no centro da nossa estratégia”, finalizou Nogi.