A inovação a serviço da saúde foi o tema principal do 4º Congresso de Gestão e Inovação em Saúde, realizado pela Unimed do Brasil de 2 a 4 de abril. O Sistema Unimed se reuniu em São Paulo para discutir o futuro do setor durante o evento, que impulsionou discussões a fim de identificar problemas e oferecer soluções para integrar a inovação ao setor de saúde, destacando o papel da tecnologia na transformação da gestão, práticas assistenciais e experiência do paciente.
Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, enfatizou a importância de garantir a sustentabilidade das cooperativas por meio da diversificação das soluções oferecidas pela Seguradora. Ele também mencionou a necessidade de incorporar tecnologias com base em critérios de segurança, eficácia e custo. “É urgente ampliarmos o nosso entendimento acerca do Sistema Unimed para além de uma única área de atuação. Somos um ecossistema de proteção integral e inovação para uma vida plena e segura. Nossa diversificação é uma das nossas principais forças na busca por sustentabilidade”, afirmou.
Segurança do paciente
Além de marcar presença na abertura, Freitas também conduziu o painel sobre Recursos Próprios, abordando o tema “Como garantir a segurança do paciente na Unimed? Programa de Assessoria em Segurança do Paciente”. Carolina Novais, gerente de Operações em Saúde da Unimed do Brasil, e Demostênia Coelho Rodrigues, diretora de Operações do Hospital Unimed Cariri, participaram do debate.
O presidente da Seguradora ressaltou os avanços da Unimed do Brasil na avaliação dos recursos próprios hospitalares, destacando a parceria da Faculdade Unimed com a avaliação de mais de 100 recursos próprios hospitalares, impulsionando melhorias na qualidade assistencial da rede da marca. A Unimed Cariri apresentou sua experiência na implementação desse projeto, destacando a comunicação e treinamentos contínuos, com o apoio da assessoria da Unimed do Brasil, como essenciais para a disseminação dos processos de segurança do paciente na cooperativa.
Combate às fraudes
Fabiano Catran, diretor Executivo Institucional e de Clientes da Seguros Unimed, foi um dos palestrantes do painel sobre Auditoria e Regulação, cujo tema foi “A tecnologia como aliada no combate às fraudes dos planos de saúde”. A companhia investiu em tecnologias para detectar atividades fraudulentas. Investiu também em parcerias com empresas que utilizam a inteligência artificial para implementar sistemas e ferramentas para evitar e detectar fraudes, prevenindo pagamentos de reembolsos abusivos e, também, auxiliando na precificação, no processo de aceitação de clientes e na previsão de custos. “A Seguros Unimed vem buscando reverter essa situação por meio da conscientização do uso correto do seguro-saúde, levando em conta a lógica do mutualismo, aprimoramento de processos internos, significativos investimentos em tecnologia, especialmente nos processos de subscrição e regulação, e atuação rigorosa das áreas internas para fortalecer o ambiente de governança e combate às fraudes “, enfatizou o executivo.
Inovação
Pela primeira vez, o evento adotou um dia a mais em sua programação, exclusivo para debates sobre a inovação. Thiago Fontinhas, coordenador de Inovação do Stormia – hub da Seguros Unimed, compartilhou sua experiência no programa ‘Ideias de Valor’ durante o painel de lançamento do ‘Acelera Unimed’.
Entre os destaques abordados no dia inaugural estão:
- O despertar do Google Health. Ajudando bilhões de pessoas a serem mais saudáveis.
- Identifique oportunidades e potencialize os resultados da sua Unimed.
- Conheça o Programa Acelera, que vai expandir a inovação no Sistema Unimed.
Intercooperação
O Congresso recebeu os principais líderes das casas, entre eles, Helton Freitas (presidente da Seguros Unimed, CEO da Investcoop e diretor-geral da Faculdade Unimed); Adelson Chagas (presidente da Unimed Participações); Luis Paulo Tostes Coimbra (presidente da Unimed Nacional), e Omar Abujamra (presidente da Unimed do Brasil).