
“O papel da tecnologia no combate aos abusos na cadeia de seguro saúde” foi o tema do debate que Wilson Leal, diretor de Mercado e Tecnologia da Seguros Unimed, participou no NeuroTrends, na última quinta-feira (1º). Com moderação de Domingos Monteiro, CEO da Neurotech, o painel recebeu também Marco Antunes, COO da Digital Transformation; e Erika Fuga, diretora de Sinistro Saúde na SulAmérica Saúde.
“Eu acredito que temos que cuidar bastante da parte humana. A tecnologia, a automatização, é importante. Mas com o cliente se sentindo ‘abraçado’ e cuidado, conseguimos ter um resultado diferente”, disse Leal. “O grande desafio, para resolver certas coisas, talvez seja o open health: ter e distribuir dados entre todos os atores do sistema de saúde para ter mais conhecimento sobre o nosso negócio no futuro”, destacou.
Com base no assunto central do debate, “combate aos abusos”, Leal destacou que ferramentas como Machine Learning e Inteligência Artificial conseguem apoiar no aumento da eficiência da análise preditiva na regulação de sinistros. Citou, inclusive, como a plataforma de mitigação de fraudes da Companhia resultou em grande economia desde que foi implementada, há cerca de dois anos.
“Na Seguros Unimed, temos colhido bons frutos com a implantação da Plataforma Antifraudes aliada à utilização de RPAs SAS e Datarobot, estruturada por um grupo de mensuração de dados e desvios nos processos. Ao todo, o projeto contabilizou resultados econômicos positivos desde o início de sua execução em 2020, evitando custos em torno de R$2,9 milhões”, informou o diretor.
Organizado pela Neurotech, empresa especializada na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, o evento reúne especialistas dos setores de crédito e de seguros. Na segunda edição, ele recebeu representantes de companhias parceiras e clientes de grandes organizações. O objetivo do encontro é discutir tendências e inovação, além de apresentar casos reais de sucesso.















