
As estatísticas alarmantes sobre saúde mental ganharam destaque durante o Saúde Business Fórum 2021, no qual Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, foi convidado a participar, na última sexta-feira (26). O evento foi realizado durante três dias, na Ilha de Comandatuba (BA), com o tema “O novo urgente: como redesenhar o setor de saúde em meio a uma sociedade híbrida”.
Na ocasião, o dirigente participou do debate “Discutindo a crise da saúde mental com CEOs”, ao lado de Lídia Abdalla, CEO da Sabin Medicina Diagnóstica, e Renato Vieira, diretor Executivo Médico e Desenvolvimento Técnico da Beneficência Portuguesa de SP. A programação é focada nos CEOs, presidentes e diretores dos principais hospitais, operadoras de saúde, laboratórios e farmacêuticas do País.
“Segundo a Organização Mundial de Saúde [OMS], o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto com mais casos de depressão. Esse é um tema muito importante, principalmente, quando falamos daqueles que estão na linha de frente de combate à Covid-19, lidando com altas cargas emocionais”, disse Freitas. “Foi uma honra participar dessa mesa redonda ao lado de grandes lideranças”, completou.
Preocupação em números
De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), este ano, 70% dos trabalhadores brasileiros declararam piora no estado de saúde mental. Já uma pesquisa realizada por Robert Half e The School of Life também revelou que 63% dos líderes declararam problemas com ansiedade, enquanto 47% relataram estado de estresse. As incertezas em consequência da pandemia foram apontadas como a principal causa.
Futuro dos planos
Depois do Saúde Business Fórum 2021, Helton Freitas foi responsável pela moderação do painel “O Futuro dos Planos de Saúde no Brasil: Potencialidades e Oportunidades”, na quarta-feira (1º), durante o 24º Congresso Internacional Unidas. Clóvis de Castro Júnior, presidente da Cassi; Manoel Peres, presidente da Bradesco Saúde; e Paulo Chapchap, conselheiro estratégico de Hospitais e Oncologia do Dasa, debateram o tema após palestra de Paulo Rebello, presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O evento foi realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), com transmissão fechada em plataforma digital. Organizado anualmente pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), o congresso teve como assunto central “Os desafios da saúde coletiva no segmento suplementar”. Os convidados também falaram sobre Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG, sigla em inglês) proteção de dados sensíveis, desafios da saúde suplementar, privacidade e legislação.















